Carregando, aguarde ...
Pular para o conteúdo

Programação do MM Gerdau em agosto mescla universos da ciência, da culinária e da literatura

Programação de agosto oferece bate-papo sobre educação, experiências gastronômicas e literatura infantil. Museu também segue apostando em atividades que valorizam o aprendizado da ciência e iniciativas que provem a inclusão.

O Educativo do MM Gerdau oferece Visitas Virtuais Mediadas para qualquer pessoa que queira matar um pouquinho a saudade do Museu! Com duração média de 50 minutos e traduzidas em Libras, as Visitas Virtuais Mediadas acontecem diretamente nos espaços expositivos do Museu e podem ser acompanhadas ao vivo pela plataforma Zoom, além de serem traduzidas em LIBRAS.

As visitas também são abertas a grupos de pessoas (escolares ou não). O visitante pode escolher entre os quatro roteiros criados exclusivamente para a Visita Virtual Mediada:

  • Diversidade Mineral

Os minerais são substâncias inorgânicas de arranjo químico definido, que surgem naturalmente na crosta terrestre. Possuem propriedades e características que provocam a curiosidade e o encantamento em muitas pessoas, como formas, cores, brilhos e texturas singulares. Nosso acervo é composto por relevantes coleções de amostras minerais que representam a diversidade mineral existente em nosso planeta. Esta Visita Virtual Mediada tem o objetivo de apresentar algumas dessas amostras e discutir sobre as suas características, propriedades e curiosidades.

  • O Prédio Rosa

Arquitetura, memória e patrimônio são os principais temas desta visita, que irá revelar as belezas arquitetônicas de um edifício histórico de 1897 e que, hoje, abriga o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Inaugurado junto com a capital mineira, o Prédio Rosa já foi Secretaria do Estado de Interior e, posteriormente, de Educação, passando por um meticuloso trabalho de restauro! O processo arquitetônico para a sua nova finalidade foi feito pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

  • Trem das Minas (público infantil)

Um roteiro inteiramente criado para o público infantil. A proposta é convidar os visitantes os visitantes a embarcarem em uma viagem que atravessa montanhas, rios e cidades, despertando o olhar para as pedras, pessoas e suas histórias. Cada paisagem percorrida por esta LoooucoMotiva abrirá caminhos para novas experiências e descobertas. Uma aventura fora dos trilhos! A visita é conduzida pelo Tetê, um personagem criado especialmente para receber o público durante este passeio.

  • Vetor Vivo: corpo, aço e estruturas em movimento

Inspirados na exposição “Vetor Vivo”, do arquiteto João Diniz, em cartaz no museu, o Educativo do MM Gerdau convida o público a fazer uma imersão virtual mediada pelos educadores na própria exposição, por meio de linhas que nos atravessam, sustentam e inspiram. Os pontos se interligam: arquitetura, arte, ciência e você! A partir de um olhar atento entre as estruturas que compõem nosso corpo, os minerais e prédios da cidade, a proposta deste roteiro é mostrar que encontramos vetores em tudo, e por que não vivos?

 

  • Visita Virtual Mediada ao vivo (acessível em Libras)

 

Dia 26/08, quinta-feira, às 19h, ao vivo no YouTube, roteiro O Prédio Rosa, em homenagem ao Dia do Patrimônio.

Arquitetura, memória e patrimônio são os principais temas desta visita, que irá revelar detalhes das belezas arquitetônicas de um edifício histórico de 1897 e que, hoje, abriga o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Inaugurado junto com a capital mineira, o Prédio Rosa já foi Secretaria do Estado de Interior e, posteriormente, de Educação, passando por um meticuloso trabalho de restauro para receber o projeto arquitetônico da nova finalidade Museu, que foi desenvolvido pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Minuto Libras

Fixo nos destaques do Instagram do MM Gerdau, ao longo do mês.

Com o compromisso de promover a democratização e divulgação científica com acessibilidade, a série Minuto Libras, criada para o Instagram, apresenta pessoas surdas atuantes na produção científica e artística. Com temáticas mensais e periodicidade semanal, a proposta é reconhecer e dar visibilidade ao protagonismo de pessoas surdas e suas contribuições para as ciências, além de inspirar o caminho de muitos outros surdos e surdas. O Minuto Libras valoriza histórias de vida com perspectiva de inclusão e acessibilidade! Durante o mês de agosto, a série apresenta o químico estadunidense George T. Dougherty. Ele foi o primeiro cientista surdo de sucesso a se formar em uma escola estadual para surdos. Por conta de seu protagonismo, foi um dos fundadores da Associação Nacional dos Surdos e também foi líder no Congresso Mundial de Surdos e no clube Pas-a-Pas de Chicago.

 

Encontro entre Educadores

17/08, 10h30

Inscrições pelo e-mail: [email protected]

 

Por se tratar de um museu amplamente visitado por grupos escolares, o Educativo do do Museu propõe um momento para o compartilhamento de experiências, discussões e reflexões acerca das possibilidades de interação entre os visitantes e o corpo técnico, explorando o acervo da instituição. A pergunta que norteará o encontro é “O que podemos construir juntos? Quais são os caminhos que levam a um museu para todos?” Por conta disso, este encontro é aberto a professores, educadores, membro de instituições ligadas às pessoas com algum tipo de deficiência, líderes de ONG’s ou qualquer pessoa interessada em mediação e construção coletiva. O encontro virtual contará inclusive com tradução em LIBRAS.

 

e-ducativo ateliê científico

Oficina de Pigmento

25/08, no YouTube do MM Gerdau e no site do MM Gerdau

No espaço chamado Ateliê Científico, são realizadas inúmeras experiências voltadas para estabelecer um diálogo com nossas vivências cotidianas. Em função do isolamento social, as atividades estão sendo oferecidas por meio de tutoriais em vídeos, reunindo experiências e oficinas que também envolvam temáticas escolares. Dessa maneira, o museu contribui para ampliar as possibilidades de aprendizado. Durante este mês, o e-ducativo ateliê científico está de volta e desta vez vai ensinar a fazer em casa tintas elaboradas a partir dos pigmentos minerais. A ideia é aproximar o público do universo mineral com atividades lúdicas e divertidas, que envolvam toda a família. Além do vídeo, um material didático-pedagógico sobre uso de minerais na produção de pigmentos, usados em tintas, será disponibilizado para download no site do MM Gerdau, na seção Educativo.

 

AÇÕES CULTURAIS

 

Dia: 10/08, às 10 horas, no YouTube do MM Gerdau

Lançamento do livro infantil: Capitão Águia Indomável e o Mistério da Gruta, incluindo um bate-papo com a escritora Marilurdes Nunes, a produtora e atriz Ana Gusmão, a ilustradora Débora Mini, o professor e escritor Ronald Claver e o designer Léo Camisão

(acessível em Libras)

 

Em parceria com o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, a escritora Marilurdes Nunes faz o lançamento do seu livro infantil “Capitão Águia Indomável e o Mistério da Gruta” no canal no YouTube do Museu. O super- herói, Capitão Águia Indomável, é um menino comum em sua trajetória de vida. Inofensivo, às vezes incompreendido, invisível às vezes, se transforma em Capitão Águia Indomável quando o perigo ameaça sua comunidade e colegas. Marilurdes Nunes vem, através do Capitão Águia Indomável, ratificar sua vocação de exímia contadora de histórias. O texto de Marilurdes corre ligeiro, espontâneo, manso como rio que conhece os caminhos do mar. O cenário é a Gruta de Maquiné e os personagens são alunos de uma escola que se chama Colégio Dr.Lund de Belo Horizonte.

 

Sobre a escritora:

 

Marilurdes Nunes: Nascida em Belo Horizonte, graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968). Iniciou sua vida profissional como redatora publicitária. Viveu em São José, na Costa Rica, durante 4 anos. De volta para a sua cidade natal, prestou concurso público para Tradutora Pública Juramentada do Idioma Espanhol, tendo exercido a profissão durante 34 anos. Sempre gostou de escrever. Enquanto trabalhou como tradutora, dedicou-se, também, a produzir pequenos textos para concursos de jornais e revistas. Foi premiada por revistas de circulação nacional em concursos de contos. Agora aposentada, cursa literatura como forma de desenvolver melhor a sua criatividade e voltar a escrever de maneira mais sistemática. É autora dos seguintes livros: “A Descoberta de Miguel” – Editora do Brasil; “Captain Silence” – em idioma inglês, destinado a ajudar a melhorar inclusão das crianças surdas nas escolas onde estudam com as crianças ouvintes, especialmente na Inglaterra, onde o livro é mais utilizado; “A Criadora de Sonhos e Outras Histórias”.

 

 

Dia: 10/08, às 14 horas, no YouTube do MM Gerdau

Oficina “Como escrevo o que sinto?”, com a escritora Marilurdes Nunes

Público-alvo: crianças a partir de 07 anos

Duração: 20 minutos

(acessível em Libras)

 

Na oficina “Como escrevo o que sinto?”, a autora de livros Marilurdes Nunes irá compartilhar com o público a ponte mágica que liga a vida à arte, o seu caminho para trazer, pelas palavras, o sentimento misturado, armazenado, pensado e reinventado. Textos simples, curtos e diretos, para que nenhuma história seja desperdiçada e para que todos possam contar as suas narrativas. Também participa da oficina a jornalista e também escritora Ana Gusmão.

 

Ana Gusmão: Cursou Ciências Sociais com ênfase em Filosofia da Arte (UFMG) e é bacharel em Jornalismo (UNI-BH). Possui MBA em Gestão de Empreendimentos Culturais (PUC-MG), MBA em Marketing Digital (PUC-MG), MBA em História da Arte (Faculdade Estácio) e MBA em Arte e Tecnologia (Faculdade Unyleya). Atriz desde 1992, já participou de inúmeros espetáculos, em distintas linguagens artísticas. Na produção e gestão cultural, iniciou sua carreira em 1999, atuando no teatro, cinema, música, dança e literatura. Coordenadora do Teatro Feluma desde 2019, confecciona projetos para diversos editais e leis de incentivo e realiza a gestão artística e financeira. Atua, também, nas estratégias e desenvolvimentos comunicacionais dos produtos. Escreve prosa poética, contos e textos jornalísticos.

 

 

Dias: 17, 18 e 19/08, às 19 horas

 

Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes

A ciência na cozinha mineira

(acessível em Libras)

 

17 de agosto, terça-feira, 19h – Bate papo: Café, Queijo e Ciência, no YouTube do MM Gerdau

18 de agosto, quarta-feira, 19h – Memórias do Museu: o Prédio Rosa e o acervo mineral, no YouTube do MM Gerdau.

19 de agosto, quinta-feira, 19h – Aula show Mixologia molecular: Nem tudo é o que parece, No YouTube e Twitch TV do MM Gerdau

 

O Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto, homenageia o nascimento de Rodrigo Melo Franco, mineiro, pioneiro na formulação e implementação da política pública de reconhecimento da diversidade da cultura nacional (SECULT 2021). O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza três ações relacionadas ao Patrimônio que compõem a programação realizada pelo Circuito Liberdade, IEPHA e a SECULT.

 

Durante a Semana do Patrimônio, entre os dias 17 e 19 de agosto, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal abre espaço para falar sobre a cozinha mineira e as ciências. A Epamig – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais é convidada do programa coMciência para falar sobre a ciência na produção de itens da Cozinha Mineira com o bate-papo: Café, Queijo e Ciência. Convidamos também o Caneca Sincera e a Cachaçaria Itinerante para nos ensinar sobre a mixologia molecular na preparação de drinks com ingredientes da cozinha mineira. E ainda um bate-papo sobre memória e patrimônio do MM Gerdau: o acervo do museu e o edifício histórico que o abriga, o Prédio Rosa!

 

 

17 de agosto, terça-feira, 19h – no canal do YouTube do MM Gerdau

Bate papo: Café, Queijo e Ciência

 

O programa coMciência, em parceria com a Epamig – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, promove uma roda de conversa sobre a ciência na produção de dois itens muito importantes para o nosso estado: o café e o queijo. Além disso, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a pesquisa agropecuária e como ela gera conhecimentos e ativos tecnológicos, que são transformados em inovação e se materializam na prática da agricultura e em produtos usados pelo mercado ou consumido pelos cidadãos. O encontro ainda será traduzido em LIBRAS.

 

Sobre os convidados:

 

Fernanda Fabrino – jornalista, chefe de comunicação da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), representante da EPAMIG na Rede Mineira de Comunicação Científica

 

Marcelo Malta – agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (1998), mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2000) e doutor em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2007). É pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais/EPAMIG. Tem experiência na área de Ciência dos Alimentos/Química e Análise de Alimentos, com ênfase em Pós-Colheita e Qualidade do Café. Atualmente, é Chefe do Departamento de Pesquisa da EPAMIG.

 

Junio de Paula – pesquisador de base tecnológica, coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Processamento de Leite e Derivados da EPAMIG. Professor do Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora /MG. Orientador e professor do Programa do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, parceria entre (UFJF, EMBRAPA e EPAMIG) e doutor em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa.

 

 

18 de agosto, quarta-feira, 19h – no canal do YouTube do MM Gerdau

Bate papo: Memórias do Museu: o Prédio Rosa e o acervo mineral

 

As convidadas Michele Arroyo, historiadora e doutora em Ciências Sociais e especialista em patrimônio, e Vitória Régia, doutora em Geologia Geral e Aplicada, participam de uma conversa sobre o Prédio Rosa, o Patrimônio Histórico, o acervo mineralógico do Professor Djalma Guimarães, acervo e memória. A mediação será realizada pela diretora do MM Gerdau, Márcia Guimarães.

 

Sobre os convidados:

 

Michele Arroyo – Michele Abreu Arroyo, historiadora, mestre e doutora em Ciências Sociais, especialista em patrimônio cultural, memória, arquivos e museus, atuou como Diretora de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, Superintendente do IPHAN em Minas Gerais e Presidente do IEPHA-MG. Atualmente, atua como consultora na área de Patrimônio Cultural, Urbanismo, Reabilitação de espaços de Memória, Educação para o Patrimônio Cultural e Gestão da Cultura e do Patrimônio Cultural.

 

Vitória Régia – Graduação em História Natural obtida na Universidade Federal de Minas Gerais (1968), especialização em Ensino de Geologia na UnB – Universidade de Brasília, em 1974, mestrado pela USP – Universidade de São Paulo em Mineralogia e Petrologia (1985), doutorado em Geologia Geral e Aplicação pela Universidade de São Paulo (1996). Dirigiu o CPMTC do IGC – Centro de Pesquisa Prof. Manoel Teixeira da Costa do Instituto de Geociências por um mandato de dois anos. Dirigiu o Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimarães, da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, por 10 anos. Ingressou na UFMG como professora temporária por concurso público em 1970. Atingiu a posição de professor assistente por concurso público em 1977 e a de professor adjunto por concurso de títulos, sendo aposentada como professor adjunto R-4. Desenvolveu projetos na área de Mineralogia e Geoquímica de Pegmatitos, atuando principalmente nos seguintes temas: Província Pegmatítica Oriental do Brasil, geoquímica mineral, feldspatos, micas, berilos, turmalinas e niobo-tantalatos. Atuou nas áreas de popularização da Ciência e ação educativa em museus no período em que dirigiu o Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimarães

 

Márcia Guimarães – Geóloga pela UFMG (1999), especialista em Gestão Ambiental pela FUMEC e FEAM (2003). Atua na gestão de museus e na popularização da ciência desde 2002. Foi diretora de Acervo e Pesquisa do Museu de Mineralogia Prof Djalma Guimarães entre 2002 e 2004; coordenadora de Meio Físico de Estudos Ambientais da CSL Consultoria de Engenharia S/C entre 2005 a 2010. Curadora de Geociências do Museu das Minas e do Metal entre 2010 a 2015. Diretora do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal desde 2015.

 

19 de agosto, quinta-feira, 19h – ao vivo na Twitch TV e gravado no canal do YouTube do MM Gerdau

Aula show Mixologia molecular: Nem tudo é o que parece!

 

O Caneca Sincera, perfil social que conecta apreciadores de café e seu ecossistema, se uniu à mixologista Marcela Azevedo, criadora d’A Cachaçaria Itinerante para promover experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Dentro da programação da Semana do Patrimônio, realizada pelo MM Gerdau, a equipe fará um encontro intitulado “Nem tudo é o que parece!”, que apresentará ao público uma experiência inovadora: refletir sobre a mixologia como ciência! Durante a apresentação, os ingredientes mineiros serão as estrelas. Marcela apresentará a mixologia em um drink comestível utilizando azeite, café, queijo, cachaça e muita inovação. O foco é trabalhar com poucos ingredientes e muito sabor. Cabe destacar que todos os produtos são naturais!Quando a arte de selecionar, preparar, servir e saborear uma boa bebida se torna a ciência de fazê-la.

Sobre os convidados:

Caneca Sincera – O Instagram @CanecaSincera completou 4 anos em maio e já publicou mais de 300 resenhas sobre cafés, cafeterias, viagens e produtos, em 40 cidades de 19 países visitados (pelas idealizadoras e por parceiros colaboradores). Além disso, Janine Avelar e Jussara Paim produzem eventos relacionados ao tema do café – Workshops e Rolês com Caneca, realizam consultorias para cafeterias, produtores de café e afins para qualificação de marca, redes e outras ações que apoiem a cadeia produtiva.

Cachaçaria Itinerante – Capitaneada pela mixologista Marcela Azevedo, A Cachaçaria Itinerante é focada no mercado do turismo de experiência, criando diversas propostas inusitadas na produção de drinks, cachaças e gastronomia molecular. Marcela é historiadora e pesquisadora científica que há 10 anos se apaixonou pelo mundo da cachaça e há 4 anos pela mixologia. Criou @acachacariaitinerante, em que se diverte criando inusitados licores e drinks, mergulhados nos sabores do cerrado brasileiro e com a beleza das PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais), ingredientes bem mineiros e a mixologia molecular. Seu slogan é “Entre criar e consumir arte, eu escolho os dois!”

Todas as atividades culturais e educativas do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal são gratuitas. A programação completa está disponível no Instagram (@mmgerdau) e diversas atividades, assim como outros conteúdos educativos, estão disponíveis gratuitamente no canal do Youtube Oficial (https://www.youtube.com/watch?v=Qv9wh8j6hqM).

Em caso de dúvidas, informações ou interesse de participar das atividades o público deve entrar em contato pelos telefones (31) 9 8516-8710 ou (31) 9 9131-9545.

:: SOBRE O MM GERDAU O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ::

|@mmgerdau |

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

O Museu está aberto parcialmente desde 09/07, no Nível Liberdade, de terça a sábado, das 11 às 18h, e nas quintas-feiras, das 11 às 21 horas.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

PROGRAMAÇÃO e INFORMAÇÕES COMPLETAS: www.mmgerdau.org.br

 

Programação MM Gerdau Agosto 2021

Visitas Virtuais Mediadas

Roteiros: Diversidade Mineral, Prédio Rosa, Trem das Minas

Todas as quartas, 10h30

Quartas, quintas e sextas, 14h30.

Link: https://mmgerdau.org.br/visitas-virtuais-mediadas/

 

10/08 – terça-feira – Lançamento do livro infantil Capitão Águia Indomável e o Mistério da Gruta e bate-papo reunindo a autora Marilurdes Nunes, a produtora e atriz Ana Gusmão, a ilustradora Débora Mini, o professor e escritor Ronald Claver e o designer Léo Camisão

Horário: 10h, no YouTube do MM Gerdau

 

10/08 – terça-feira – Oficina “Como escrevo o que eu sinto”, com a escritora Marilurdes Nunes

Horário: 14h, no YouTube do MM Gerdau

 

17/08 – terça-feira – Encontro entre educadores

Horário: 10h30

Transmissão via plataforma Zoom

Encontro virtual com tradução em LIBRAS.

Inscrições pelo e-mail: [email protected]

 

17, 18 e 19/08 – terça, quarta e quinta-feira – Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes – A ciência na cozinha mineira

(acessível em Libras)

 

17 de agosto, terça-feira, 19h – Bate papo: Café, Queijo e Ciência, no YouTube do MM Gerdau

18 de agosto, quarta-feira, 19h – Memórias do Museu: o Prédio Rosa e o acervo mineral, no YouTube do MM Gerdau.

19 de agosto, quinta-feira, 19h – Aula show Mixologia molecular: Nem tudo é o que parece, No YouTube e Twitch TV do MM Gerdau.

 

25/08 – Oficina de Pigmento

Ficará disponível no YouTube

 

26/08 – quinta – Visita “O Prédio Rosa, em homenagem ao Dia do Patrimônio”

Horário: 19h, ao vivo, no YouTube

 

Envie para quem precisa ou um amigo
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓​

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Nancy Dasa

Nancy Dasa

Apaixonada por Belo Horizonte, mãe de duas meninas maravilhosa e esposa! Bacharelada em Contabilidade. Produtora de conteúdos digitais e redatora web.

Você também pode gostar ↓↓↓