Projeto liderado pela empresa Coeficiente Artístico e o Oi Futuro promove

intercâmbio museológico e formação para profissionais de museus

 

Museu das Comunicações e Humanidades (MUSEHUM) será polo central do projeto, que vai apoiar ações de intercâmbio entre cinco instituições culturais do estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, janeiro de 2023 – O projeto Polos Hub abre inscrições para o primeiro curso gratuito a distância que o programa de intercâmbio museológico e qualificação de profissionais de museus e instituições culturais irá oferecer ao longo do ano. O público geral terá a oportunidade de se capacitar na Comunicação Digital em Museus e Centros Culturais com a jornalista e mestre em novos mídias Mariana Marques. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis on-line: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSee5zYNn2PlCmZ6p8gEMeouE51N-kSDqbVCrJ2wKMw7Mq53IA/viewform

O curso Comunicação Digital em Museus e Centros Culturais marca o lançamento do Polos Hub, liderado pela empresa Coeficiente Artístico, o Oi Futuro e o Museu das Comunicações e Humanidades (MUSEHUM) e voltado para intercâmbio e formação no setor dos museus. O projeto tem patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com apoio cultural do Oi Futuro e correalização do MUSEHUM.

Durante o ciclo do projeto, o Polos HUB irá realizar assessoramento a museus fluminenses e cursos gratuitos a distância, abertos ao público geral. Ao longo do ano, serão lançados, além do curso Comunicação Digital em Museus e Centros Culturais, mais três cursos e três workshops de capacitação de profissionais de museus, oferecidos a distância e gratuitos.

No curso Comunicação Digital em Museus e Centros Culturais, que inicia ainda em janeiro, 15 selecionados acessarão o material do curso, que será oferecido de maneira assíncrona por meio de plataforma digital. O curso apresenta um panorama sobre o uso das redes sociais, estratégias e boas práticas para uma comunicação digital eficiente para aproximar museus dos diversos públicos. Os alunos receberão ferramentas para utilizar as redes sociais e outras mídias digitais para criar conexões com o público através de dinâmica multidisciplinar. O curso será ministrado pela jornalista Mariana Marques, Mestre em Novos Media e Práticas Web pela Universidade Nova de Lisboa, com experiência em comunicação digital no Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e Petrobras.

“O Polos HUB concretiza nossa missão de estabelecer redes de colaboração, criação e aperfeiçoamento profissional de instituições e agentes da economia criativa. Com o MUSEHUM, polo central desse programa, estimulamos a pesquisa, a democratização de acesso a experiências artísticas e educativas tendo a tecnologia como impulsionadora de conhecimentos. O grande avanço do programa é participação e contribuição de instituições e profissionais de todo o estado para desenvolvimento de soluções locais, beneficiando público e museus na preservação e dinamização de seu patrimônio”, diz Victor D’Almeida, gerente executivo de Cultura do instituto Oi Futuro.

 

Sobre o Polos Hub

O Polos Hub é um projeto de intercâmbio e de qualificação de profissionais de museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro. Baseado no Museu das Comunicações e Humanidades – MUSEHUM, localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio, o projeto reúne especialistas para compartilhar saberes e atividades com outros cinco museus selecionados em dezembro de 2022: o Museu Histórico da Cidade, o Museu Histórico de Campos, o Museu Casa Santos Drumont, a Casa Museu Scliar e a Casa Cultural de Paraty. O programa proporcionará aos cinco museus polos um período de assessoramento técnico, compartilhamento de ideias, construções colaborativas e práticas culturais em seus respectivos pólos.

 

“Os museus e casas POLO convidados estão localizados em diversas regiões do território fluminense, evidenciando a abrangência que buscamos com o projeto, de forma mais ampliada e descentralizada. Os museus de forma geral vivenciam questões e desafios em comum, independente de sua tipologia, tamanho ou estrutura, porém necessitam ter um olhar ainda mais alinhado à realidade de seus territórios e suas práticas para o aprofundamento e promoção de melhorias e uma maior integração de suas atividades com seus públicos e profissionais e reverberação com seus territórios, disse Rafaela Zanete, idealizadora e coordenadora do projeto.

Durante o ciclo, também são ofertados cursos à distância em plataforma de ensino remoto, distribuídos em módulos e fóruns de discussão; workshops online, em formato de videoaulas com conteúdo acessível em Libras e audiodescrição e legendas. De autoria da Coeficiente Artístico em correalização com o Oi Fututo e Musehum, o projeto tem o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Serviço

Polos HUB

Curso Comunicação Digital em Museus e Centros Culturais – EAD

Local: on-line

 

Como participar

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSee5zYNn2PlCmZ6p8gEMeouE51N-kSDqbVCrJ2wKMw7Mq53IA/viewform

Período de inscrição: do dia 19/01 (a partir das 10h) ao dia 23/01 (até as 23:59)

Resultado dos selecionados para o curso: 27/01

Início do curso: 30/01

Duração do curso: Um mês

Total de vagas: 15

By Nimai

Apaixonado por Belo Horizonte, pai de duas meninas maravilhosa e marido da dona!