Tema de 2023 vai de Beth Carvalho a Rihanna

Beth Carvalho, Elza Soares, Marília Mendonça, Maria Bethânia, Ludmilla, Anitta, Gal Costa, D. Ivone Lara, Madonna, Rihanna, Beyoncé, essas são algumas das grandes mulheres que serão homenageadas no Bloco da Calixto, um dos mais tradicionais do carnaval de Belo Horizonte, em 2023, com o tema Divinas Divas.

O repertório vai abranger canções compostas ou que ganharam notoriedade em vozes femininas, além de sucessos que falam sobre mulheres, como Mila (Netinho) e Sandra Rosa Madalena (Sidney Magal).

“Eu já tinha vontade de trabalhar esse tema há algum tempo e acredito que em 2023 seja muito simbólico trazê-lo à tona, momento em que as pautas femininas vêm sendo amplamente debatidas e que cada vez mais mulheres têm compreendido e buscado o cumprimento de seus direitos nessa sociedade ainda tão marcada pelo patriarcado. Mulheres como as milhares de foliãs, que sempre acompanham o bloco ou como as que trabalham na minha equipe nas mais diversas áreas”, comenta Aline.

Em 2023, diversos aspectos parecem mesmo confluir para o protagonismo feminino. Segundo a Astrologia, esse é o Ano da Lua, quando a energia feminina estará em destaque, propiciando o progresso profissional da mulher e sua atuação nas esferas públicas ou privadas. É também ano de Copa do Mundo de Futebol Feminino, que acontece de 20 de julho a 20 de agosto. E ainda, segundo a Forbes, esse pode ser o ano de mudança do perfil da liderança corporativa, já que coincide com o prazo estabelecido por muitas companhias como a data máxima para que aumentem significativamente o número de mulheres em cargos executivos.

Desde o primeiro desfile, e sempre antenado aos acontecimentos, o bloco mantém 50% da equipe feminina, com cachês idênticos, respeitando e lutando pela igualdade de gênero, sobretudo na cadeia da indústria da música, tradicionalmente dominada por homens e pelo machismo estrutural.

Ainda sobre o tema, Calixto ressalta: “Após a perda de grandes divas da música nos últimos anos, como Marília Mendonça, Elza Soares e Gal Costa, decidi fazer esse recorte, exaltando grandes figuras femininas do cenário musical no mundo, compositoras, intérpretes, musas inspiradoras de eternos clássicos, mas como forma de reverenciar a todas as mulheres do planeta. Quero exaltar o empoderamento feminino”.

E de empoderamento, ela entende. Calixto foi a primeira mulher a comandar sozinha um bloco em BH e se orgulha de fazer parte do resgate da festa popular na capital. “Quando começamos, há 8 anos, eu era a única a liderar um bloco. Me enche de alegria ver que, aos poucos, as mulheres foram se envolvendo mais e tomando seu lugar de direito nessa festa linda”, explica.

Ela garante trazer algumas dessas representantes femininas do Carnaval de BH para o desfile, como as cantoras Michelle Andreazzi (Então Brilha) e Vi Coelho (Havaynas Usadas), que farão participações especiais.

Considerado um dos maiores blocos de carnaval de Belo Horizonte, o Bloco da Calixto carrega a marca da folia e do profissionalismo por onde passa. O projeto é voltado para um público de todas as faixas etárias, gêneros, orientações, trazendo sempre a marca da diversidade.

Prova disso é a “Corda Inclusiva”, um espaço reservado no cordão do bloco destinado às pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Para acessar essa área, é disponibilizado um link de cadastro prévio nas mídias sociais da artista.

Ao longo do período de divulgação do carnaval, o Bloco também realiza diversas campanhas que combatem o assédio e contribuem para a disseminação de material educativo sobre como denunciar e como identificar situações em que se estabeleça qualquer tipo de discriminação contra a mulher ou seus direitos.

Em 2023, a potência feminina vai tomar conta das ruas de BH. “Depois desse hiato de dois anos, estamos muito ansiosos por esse reencontro com o público e o carnaval. Queremos fazer uma festa regada pela alegria e o amor”, comemora Calixto.

Pré-carnaval _______________________
Para fazer um esquenta para o dia do desfile, Aline leva o Bloco da Calixto para uma festa de pré-carnaval no dia 04 de fevereiro, sábado, 15h, no Galpão 54.

O show vai contar com a abertura do bloco Garotas Solteiras e da DJ Palomita. Ingressos a R$20,00, à venda na plataforma Go Free, pelo link.

Histórico do bloco __________________

O Bloco da Calixto iniciou suas atividades em 2014.  De 2011 até 2013 era realizado o “Baile da Calixto”, que depois veio a culminar no bloco. A ideia era realizar, a cada ano, um desfile com um tema específico e a partir dele criar repertório, decoração e fantasias. Foram eles:
2014 – África de Todos os Deuses
2015 – Samba de todas as Tribos
2016 – Vamos para Praia
2017 – Solte suas feras

2018 – Só love, só love – É o amor no carnaval

2019 – Bloco da Calixto nas Estrelas
2020 – Carnaval é uma Novela
2021 e 2022: pandemia

Serviço ____________________
Pré- Carnaval Galpão 54
Data: 
04 de fevereiro, sábado
Horário: 15h
Local: Galpão 54 (Rua Francisco Soucasseaux, 54 – Lagoinha)
Ingressos: R$20,00
Link: https://eventos.gofree.co/circuito-escorrega–pr-carnaval-bloco-da-calixto–bloco-garotas-solteiras_26861/?fbclid=PAAaYZZdpHiYhsOSa3oq2FECHKPg-dY4FQvv4UUU1b50FVSnM1QRjmUBUlLEw

Desfile Bloco da Calixto – Divinas Divas
Data: 18/02, sábado de carnaval
Local: desfile pela Avenida Getúlio Vargas
Concentração: na altura do número 792 (em frente a sorveteria São Domingos)
Dispersão: no cruzamento da Av. Getúlio Vargas com Cristóvão Colombo.
Horário: das 13h às 18h

By Nimai

Apaixonado por Belo Horizonte, pai de duas meninas maravilhosa e marido da dona!