Carregando, aguarde ...
Pular para o conteúdo

BH ganha 1º ecossistema da inclusão e inovação social nas comemorações do Dia Internacional da síndrome de Down

Fotos: Divulgação Imprensa

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da síndrome de Down – data que marca a luta pelos direitos das pessoas com Down, o Instituto Mano Down entrega para a capital mineira o 1º ecossistema da inclusão e inovação social do Brasil. O evento será realizado no próximo domingo (27/03), a partir das 09h, em frente à nova sede da instituição – Rua Urucuia, 62, Floresta, Belo Horizonte. Na programação ainda estão previstas um manifesto pacífico pela causa, a tradicional caminhada pela inclusão, shows e diversas atrações esportivas e culturais.

O evento será gratuito e aberto ao público. A expectativa é impactar mais de 1 mil pessoas diretamente e mais de 10 mil indiretamente. Além da tradicional caminhada, realizada há mais de 8 anos para comemorar o Dia Internacional da síndrome de Down (21/03), o Instituto Mano Down vai entregar para a sociedade o 1º ecossistema da inclusão e inovação social, um marco para a causa.

Idealizado pela instituição, que hoje atende cerca de 500 pessoas com e sem deficiência, o ecossistema conta com 4 equipamentos (espaços sociais) localizados no mesmo quarteirão: nova sede com hidroterapia, espaço poliesportivo cultural e sala multissensorial 6D para terapias; café cultural inclusivo; primeiro hub de empreendedorismo social para pessoas com deficiência e seus familiares; e espaço multidisciplinar de educação inclusiva.

Com o ecossistema, o Instituto pretende aumentar a sua capacidade de atendimento para mais de 1 mil famílias de pessoas com e sem deficiência, e ampliar as suas frentes de atuação para promover o desenvolvimento, autonomia e geração de renda para as famílias atendidas.

Segundo o fundador e presidente do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo, o dia 27 de março ficará marcado na história da inclusão. “Todos os anos promovemos ações no mês de março para mostrar para a sociedade a importância de respeitar os direitos das pessoas com síndrome de Down. Lutamos para que um dia essa data seja apenas de comemoração, mas a exclusão e a invisibilidade social ainda fazem parte da realidade dessas pessoas. Assim, a nossa proposta com o ecossistema é fazer com que pessoas com e sem deficiência possam conviver, aprender, se desenvolver e praticar a inclusão, em espaços que são pensados e destinados para todos”, enfatiza.

Ainda segundo Leonardo, o evento ainda contará com muitas atrações e os participantes ainda terão a oportunidade de apoiar e participar dos projetos, como agentes de transformação. “Vamos caminhar pela inclusão e promover um manifesto pacífico pela a convivência e respeito pela diversidade. Vai ter show com o músico Dudu do Cavaco, com a Dj Miia, zumba, capoeira, yoga, shows, muitas atividades interativas. O que queremos é que os participantes tenham uma experiência única, mas além disso, queiram fazer parte dessa missão e possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, explica.

Ecossistema da inclusão e inovação social

No dia 27 de março o Instituto Mano Down o Instituto Mano Down vai entregar para a sociedade o 1º ecossistema da inclusão e inovação social, um marco para a causa.

Idealizado pela instituição, o ecossistema conta com 4 equipamentos (espaços sociais) localizados no mesmo quarteirão: nova sede com hidroterapia, espaço poliesportivo cultural e sala multissensorial 6D; café cultural inclusivo; primeiro hub de empreendedorismo social para pessoas com deficiência e seus familiares; e espaço multidisciplinar de educação inclusiva.

Com o ecossistema, o Instituto pretendeaumentar a sua capacidade de atendimento para mais de 1 mil famílias de pessoas com e sem deficiência, e ampliar as suas frentes de atuação para promover o desenvolvimento, autonomia e geração de renda para as famílias atendidas.

No ecossistema, os equipamentos que se integram e têm como proposta promover vivências, aprendizados, interações, inovações e a inclusão de pessoas com e sem deficiência. A expectativa da instituição é, por meio do ecossistema, iniciar uma jornada com mais oportunidades para todos e impactar diretamente milhares de famílias e, indiretamente, milhões de pessoas.

Para isso, o Instituto Mano Down continuará contando com a contribuição de doadores e apoiadores para concluir o projeto do ecossistema e manter todos os projetos e atividades pensados para promover o desenvolvimento e autonomia de pessoas com e sem deficiência.

Caminhada pela inclusão

Tradicionalmente realizada em virtude do Dia da síndrome de Down (21/03), a caminhada tem o propósito de promover a inclusão através de práticas esportivas.

Esse ano ela está sendo realizada através de projetos de Lei de Incentivo ao Esporte, sendo viabilizada com o apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Trata-se de um evento recreativo, sem caráter de competição, para que as pessoas possam se integrar e conviver de forma saudável, respeitosa e inclusiva. E esse ano a programação contará com inúmeros atrativos esportivos, como oficinas de capoeira, slackline, zumba, yoga e circuito funcional. O evento é gratuito e aberto ao público.

Sobre o Instituto Mano Down

Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos e programas focados no desenvolvimento de potencialidades e na busca de autonomia de pessoas com e sem deficiência intelectual.

Idealizado e criado por Leonardo Gontijo, o Instituo nasceu em 2011 do desejo de dar “vez e voz” para as pessoas com Down e de criar oportunidades para que elas possam ser reconhecidas por suas capacidades. A história surgiu do amor de Leonardo por seu irmão caçula, o Eduardo – também conhecido como Dudu do Cavaco – que tem a síndrome de Down.

O projeto cresceu, ampliou as frentes de atuação e sua capacidade de atendimento. Hoje são cerca de 500 famílias de pessoas com e sem deficiência intelectual atendidas pelo Instituto e milhares de pessoas impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações do Mano Down.

O trabalho do Instituto contempla todas as fases de vida da pessoa com deficiência – bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.

As ações incluem: acolhimento das famílias, intervenção precoce de saúde (fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia), inclusão escolar, oficinas e vivências culturais e esportivas, mobilização para autonomia, inclusão no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo.

Para mais informações sobre o Instituto, acesse: www.manodown.com.br

SERVIÇO

DATA: 27/03/2022

HORÁRIO: 09h às 12h

INSCRIÇÕES: https://bit.ly/md_abertura_caminhada

Envie para quem precisa ou um amigo
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓​

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Nancy Dasa

Nancy Dasa

Apaixonada por Belo Horizonte, mãe de duas meninas maravilhosa e esposa! Bacharelada em Contabilidade. Produtora de conteúdos digitais e redatora web.

Você também pode gostar ↓↓↓