Pular para o conteúdo

Sommelière indica vinhos especiais para os pratos típicos do inverno

O frio veio com tudo este ano, antes mesmo do início oficial do inverno que é nesta terça-feira, dia 21 de junho. Com as quedas de temperatura, casacos e cachecóis dão o ar da graça. E, seguindo nossos hábitos de consumo para a estação, a tradicional “cervejinha” abre passagem para os brasileiros apreciarem vinhos, sempre excelentes aliados para aquecer o coração.

Ciente que o inverno sempre traz aquela vontade de estar pertinho de quem a gente gosta, enrolado numa cobertinha no sofá, a especialista Cibele Siqueira, Sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, traz sugestões de vinhos para harmonizar adequadamente com os pratos que marcam presença em dias de baixa temperatura.

Aceita uma pipoca ou um caldo verde?

A turma que curte maratonar séries e filmes, munidos de uma deliciosa pipoca amanteigada, pode apostar em vinhos brancos com boa acidez ou untuosidade como o  Nattitude Gran Reserva Sauvignon Blanc, que fica excelente também com petiscos leves.

E, quando der aquela fominha, a dica são os caldos e as sopas que ganham destaque especial nessa época do ano. Sem dúvida, um dos carros chefes é o caldo verde que combina muito com um vinho com taninos macios e frescor como o

Qual o vinho ideal para um fondue?

Para os amantes de fondue, a iguaria mais procurada no inverno brasileiro, a especialista apresenta algumas opções, dependendo do saber escolhido. Se for de queijo, a sugestão é um vinho branco que tenha acidez acentuada como o Ernst Loosen Private Reserve Riesling 2020

Se for um de carne, a recomendação é um vinho tinto com uma boa estrutura com Syrah, Tannat, Malbec ou Cabernet Sauvignon como o Altivo Vineyard Selection Malbec 2020 

E, claro, para dar um toque marcante ao momento, não pode faltar um fondue de chocolate, acompanhado de um Vinho do Porto. Mas, quem não abre mão de um tinto, a proposta pode ser um com açúcar residual maior e marcante como o irreverente argentino Dada No 2 Art Wine Merlot 2020

Agora, se a ideia for um vinho apenas para dar aquela esquentada, a Cibele tem uma dica especial: “Invista em exemplares com maior teor de álcool e mais estrutura como o Antieri Schola Sarmenti Susumanielo Igt Salento 2019, o Undurraga Sibaris Gran Reserva do Valle del Maule Cabernet Sauvignon 2020 ou o Ace Kicker Red Blend Espanha 2018.

Com vários estilos, a Wine sempre consegue fazer o seu inverno “mais quentinho”! Para conferir mais opções, vale a pena acessar o e-commerce www.wine.com.br e o app Wine Vinhos, que aponta informações detalhadas sobre cada produto, bem como da respectiva vinícola de procedência.

SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo

vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente dezesseis lojas físicas no Brasil: um Winebar em São Paulo e outras quatro unidades na capital paulista, uma loja em Barueri (Alphavile), duas no Rio de Janeiro e outras oito em Natal, Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre.

Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

Nancy Dasa

Nancy Dasa

Apaixonada por Belo Horizonte, mãe de duas meninas maravilhosa e esposa! Bacharelada em Contabilidade. Produtora de conteúdos digitais e redatora web.

Você também pode gostar ↓↓↓