PROJETO CANJERÊ REÚNE AÇÕES QUE DESTACAM O PROTAGONISMO DA ARTE E CULTURA DE MATRIZ AFRICANA’

O Instituto Cultural Casarão das Artes apresenta o Projeto Canjerê, iniciativa que tem por objetivo promover atividades e debates com temáticas relacionadas à arte e cultura de matriz africana. Com uma programação que contempla a 4ª Mostra Conceição Evaristo – Uma homenagem à mulher negra, o lançamento da 16ª edição da Revista Canjerê e apresentações artísticas, o Projeto Canjerê conta com o apoio do Sesc em MG, e acontece nos dias 7, 8 e 25 de junho e 25 de julho, sempre às 19h, de forma inteiramente gratuita e virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Instituto Cultural Casarão das Artes. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

A 4ª Mostra Conceição Evaristo apresenta duas mesas de conversas. A primeira, “Reflexões sobre a escrevivência na literatura”, conta com a participação da homenageada, a escritora Conceição Evaristo, além da poeta Nívea Sabino e da escritora Constância Lima Duarte. Rosália Diogo é a mediadora da mesa, que ainda traz a performance de Eneida Baraúna na abertura.

A segunda mesa, “Artes que dialogam com as escrevivências”, traz a participação da atriz Carlandreia Ribeiro, do ator Evandro Nunes e da multi-instrumentista Nath Rodrigues, que além de compor a mesa ainda realiza a performance de abertura da atividade. A mediação é de Sandrinha Flávia.

Em alusão ao aniversário de Independência de Moçambique, o projeto ainda conta com o lançamento da 16ª edição da Revista Canjerê – Independência de Moçambique, atividade seguida por relatos históricos sobre o país e músicas que destacam a riqueza da cultura moçambicana. Participam da conversa o educador social Cláudio João Manjate e o escritor Alex Dau, ambos moçambicanos, a escritora Madu Costa e a pesquisadora Rosália Diogo. A Revista Canjerê é um projeto independente, produzido por ativistas, parceiros e colaboradores do Brasil e da África.

A atividade Canjerê Mulher também integra a programação do projeto e apresenta o show musical de Dona Elisa, com participação de Dona Jandira.

MOSTRA CONCEIÇÃO EVARISTO

Além de homenagear a obra e vida da escritora mineira Conceição Evaristo, o projeto visa apresentar relevantes ações e iniciativas protagonizadas por mulheres negras, representantes de vários segmentos sociais, políticos, educacionais e, sobretudo, culturais em uma troca de experiências, ampliando e possibilitando o diálogo, fortalecendo, assim, o segmento.

INSTITUTO CULTURAL CASARÃO DAS ARTES

O Instituto Cultural Casarão das Artes nasceu em 2013, com o intuito de valorizar e promover a cultura africana e afro-brasileira, além de contribuir para o enfrentamento do racismo na sociedade brasileira. A instituição ganhou destaque no cenário cultural de Belo Horizonte por meio da valorização da arte, música, moda, literatura e culinária.

PROGRAMAÇÃO

Mesa de Conversa “Reflexões sobre a escrevivência na literatura”, com Conceição Evaristo, Nívea Sabino e Constância Lima Duarte.

Mediação: Rosália Diogo

Performance de abertura: Eneida Baraúna

Data: 7 de junho de 2021

Horário: 19h

Transmissão: Youtube do Instituto Cultural Casarão das Artes.

Mesa de Conversa “Artes que dialogam com as escrevivências”, com Carlandreia Ribeiro, Evandro Nunes e Nath Rodrigues

Mediação: Sandrinha Flávia

Performance de abertura: Nath Rodrigues

Data: 8 de junho de 2021

Horário: 19h

Transmissão: Youtube do Instituto Cultural Casarão das Artes.

Lançamento da Revista Canjerê – Independência de Moçambique, com Cláudio João Manjate, Alex Dau, Madu Costa e Rosália Diogo.

Data: 25 de junho de 2021

Horário: 19h

Transmissão: Youtube do Instituto Cultural Casarão das Artes.

 

Canjerê Mulher – Show Musical Dona Elisa, com participação de Dona Jandira.

Data: 25 de julho de 2021

Horário: 19h

Transmissão: Youtube do Instituto Cultural Casarão das Artes.

Post relacionado