Pular para o conteúdo

Primeiro festival de Teatro Infantil do Pátio Savassi

    Fotos: Divulgação Imprensa

    O calendário cultural da cidade ganha mais um evento dedicado ao teatro infantil. Em abril, acontece a estreia do 1º Festival de Teatro Infantil do Pátio Savassi, que traz seis espetáculos da Cyntilante Produções, referência no cenário mineiro e nacional com produções artísticas de musicais voltadas para o público infanto-juvenil. As apresentações acontecerão de 09 a 24 de abril, sempre aos sábados e domingos, às 17h, no Teatro Pátio Savassi. Os ingressos custam a partir de R$ 20,00 no site www.cyntilante.com.br.

    Para Fernando Bustamante, diretor artístico da Cyntilante Produções, o Festival de Teatro Infantil do Pátio Savassi é realizado em um momento importante para o teatro infantil. “Foram quase dois anos sem apresentações, sem o contato presencial com o público. Festivais como o do Pátio Savassi chegam como um suspiro, para que o teatro, em especial o infantil, ocupe mais espaços e volte à cena artística para encantar os pequenos e suas famílias”, comemora.

    Sobre a programação, o diretor comenta que foram escolhidos espetáculos para crianças a partir de 02 anos, e destaca a versatilidade e qualidade dos musicais. “Selecionamos para o festival contos de fadas e histórias para todas as idades. Clássicos da literatura que habitam o imaginário das crianças e, também, dos adultos. A proposta interativa, a música cantada pelos atores ao vivo e o visual impecável dos personagens encantam o público.”

    A “A Bela e a Fera”, de Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, abre a programação do festival no sábado, 09/04. A montagem conta a história da bela jovem aprisionada dentro do castelo de um príncipe, que foi transformado em uma fera (classificação: 4 anos). No domingo, 10/04, 25 metros de trança ajudam a recontar o conto de fadas dos famosos Irmãos Grimm, publicado pela primeira vez em 1811, “Rapunzel”, uma jovem de longos cabelos da cor do ouro, aprisionada no alto de uma torre por uma bruxa vingativa. O ápice da história acontece quando um ladrão foragido encontra a torre de Rapunzel e a convence de fugir para conhecer o mundo (classificação: 02 anos).

    O segundo final de semana traz no sábado, 16/04, o premiado espetáculo “A Pequena Sereia”, conto de autoria do dinamarquês Hans Christian Andersen, que narra a história de Ariel, uma sereia que se apaixona por um príncipe e para tornar-se humana, acaba dando o que tem de mais precioso: a própria voz (classificação: 02 anos). Já a história do menino que se recusa a crescer, “Peter Pan”, escrita por J. M. Barrie, e suas aventuras com a família Darling na Terra do Nunca é a atração do domingo, 17/04 (classificação: 02 anos).

    Rapunzel

    “O Mágico de Oz”, clássico que atravessou gerações em versões inesquecíveis no cinema e no teatro, é a atração do último sábado, 23/04. O norte-americano L. Frank Baum narra a história de Dorothy, Espantalho, Homem de Lata e Leão pelos caminhos de tijolos amarelos. Seis atores em cena, cenários, efeitos visuais e de iluminação encantam a todos que assistem ao espetáculo (classificação: 02 anos). E o sucesso da literatura infantil, o musical “Saltimbancos”, encerra a programação do festival no domingo, 24/04. O texto de Luiz Enriquez Bacalov e Sérgio Bardotti, adaptado por Chico Buarque, conta a história de um jumento, um cachorro, uma gata e uma galinha, que descontentes com a vida no campo, partem para a cidade para tentarem a carreira musical. Durante a jornada, muitas coisas acontecem, a até que os animais percebem que a cidade não parece ser o melhor lugar para viver. A trilha sonora e as coreografias de sapateado, são o ponto alto da adaptação mineira, que conquistou os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Atuação no 1º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, e teve duas indicações ao prêmio Bonsucesso em 2000: Melhor trilha Sonora e Melhor ator coadjuvante (classificação: 02 anos).

    Bustamante comenta que os musicais da Cyntilante Produções possuem um formato diferenciado dos espetáculos teatrais, já que promovem o diálogo entre teatro, música e grandes clássicos da literatura. “Os personagens saem dos livros de histórias para contar, cantar e encantar o público. Os atores cantam as músicas ao vivo e, de maneira interativa, as crianças também são convidadas a contar a história, fazendo da apresentação um momento de muita diversão. Uma maneira inovadora de revitalizar os clássicos da literatura e garantir o entretenimento das crianças.”

    Durante as apresentações serão seguidos os protocolos de segurança em consonância com os critérios colocados pela Prefeitura de Belo Horizonte para as casas de shows e teatros.

    SERVIÇO

    1º Festival de Teatro Infantil do Pátio Savassi

    09 a 24 de abril – sempre às 17h

    Dia 09 (sábado) – “A Bela e a Fera” (classificação: 04 anos)

    Dia 10 (domingo) – “Rapunzel” (classificação: 02 anos)

    Dia 16 (sábado) – “A Pequena Sereia” (classificação: 02 anos)

    Dia 17 (domingo) – “Peter Pan” (classificação: 02 anos)

    Dia 23 (sábado) – “O Mágico de Oz” (classificação: 02 anos)

    Dia 24 (domingo) – “Os Saltimbancos” (classificação: 02 anos)

    PÁTIO SAVASSI

    Av. do Contorno, 6061, São Pedro

    Valor do ingresso: a partir de R$ 20, 00

    *Crianças menores de 2 anos não pagam

    Mais informações e vendas online pelo site www.cyntilante.com.br

    Rate this post