Palcos dos Centros Culturais Salgado Filho e Venda Nova, em Belo Horizonte, recebem apresentações da peça “O Casaco”, que coloca em cena os artistas, alunos do curso de interpretação para o teatro destinado a pessoas cegas e videntes. O espetáculo integra o projeto “Cenas Inclusivas”, do grupo teatral Operários da Alma, com direção de Shelmer Gvar. As apresentações acontecem dia 8 e 15 de outubro, sábado, às 18h, no Centro Cultural Salgado Filho, sendo que dia 15 haverá transmissão simultânea pelo canal do projeto no Youtube. E no dia 22 de outubro, às 16h e às 17h30, acontecem as apresentações no Centro Cultural Venda Nova, sempre com entrada gratuita.

As apresentações contarão com audiodescrição que será feita pelos alunos da capacitação em audiodescrição, curso também oferecido pelo projeto Cenas Inclusivas e que teve a condução da professora Anita Rezende.

A peça “O Casaco” retrata várias fases e questionamentos das personagens Clarices: uma sessão ou a existência? Uma catarse ou O Casaco?”. Para Shelmer Gvar, a arte cênica ou qualquer setor cultural ainda é o reflexo da sociedade. “A sociedade está, aos poucos, se conscientizando da necessidade da inclusão social. Mas ainda falta muito para que de fato possamos ter uma sociedade considerada inclusiva”, diz.

Cenas Inclusivas

Os cursos de artes cênicas e audiodescrição aconteceram de forma gratuita, nos meses de agosto e setembro. A intenção do projeto foi dar oportunidade para que atores e não atores que enxergam e para pessoas com deficiência visual participarem de um curso de interpretação teatral e de um curso de capacitação em audiodescrição para o teatro.

O projeto Cenas Inclusivas é viabilizado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e busca atender as duas pontas do teatro, artista e público, de forma complementar.

O diretor explica que a iniciativa também pretende fortalecer a economia cultural, sobretudo no teatro. “Celebramos com a estreia deste espetáculo, que é uma criação coletiva, a formação dos atores e atrizes videntes e cegos que estiveram conosco na vivência do curso de interpretação teatral e também os alunos do curso de audiodescricão. Nosso objetivo é ampliar as possibilidades para que o público com deficiência visual frequente mais os teatros, no palco ou na plateia, através dessas formações, tanto em interpretação para pessoas cegas, como para profissionais de audiodescrição, que vêm diminuir uma carência desse serviço no mercado”, explica Shelmer Gvar.

Conforme os dados do Censo IBGE (2010), Belo Horizonte concentra uma população de cerca de 2,5 milhões de habitantes. Especificamente sobre a população com deficiência, o Censo IBGE (2010) registra 550.997 pessoas com deficiência, o que representa 23,2% da população da cidade. Os dados do Censo do IBGE também mostram que a cidade ocupa o 5º lugar, em termos de pessoas com o maior nível de comprometimento visual (não consegue enxergar de modo algum), subindo para o 6º lugar no que tange às pessoas com grande dificuldade, e 7º lugar para as pessoas que apresentam alguma dificuldade.

Ficha técnica “O Casaco”:

Shelmer Gvar – Coordenação dramatúrgica/ Camila Rezende – Preparação vocal/ Freddy Mozart – Coordenação de cenário / Figurino – Anita Rezende/ Professora de audiodescrição / Alunas do curso de interpretação: Aline Lopes, Aline Lopes Martins, Amanda Lopes, Clarice Prates, Letícia Lins Ribeiro, Mari Malvini, Mariângela Rossignolli, Xanthine Drummond, Yara Molive / Audiodescritores: Ana Xavier, Anderson Martins, Anizio Dias, Lucas Lobato, Marina Galeri, Paulo Santos, Silvânia M. Rosa e Thais Nayara

SERVIÇO

O Casaco”

Dia 8 de outubro, sábado, às 18h

Local: Centro Cultural Salgado Filho – Rua Nova Ponte, 22 – Salgado Filho

Dia 15 de outubro, sábado, às 18h – Apresentação Virtual

Acesso pelo canal do Youtube Opalmas Grupo:

https://www.youtube.com/channel/UClmXFD5r25uLibgS-nRPgdg

Dia 22 de outubro, sábado, (duas apresentações) às 16h e 17h30

Local: Centro Cultural Venda Nova

Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários

Serão distribuída senhas por ordem de chegada nos locais e o link de transmissão online será oferecido pelo whatsapp (31) 991959140 e pelo link na bio @cenasinclusivas

* Todas as apresentações contêm audiodescrição

Mais informações:

Instagram: @cenasinclusivas e no site www.operariosdaalma.com.br