Pensando em como o metal e os minerais estão presentes em tudo é que o Educativo do Museu das Minas e Metal Gerdau, promove ações durante todo o mês de novembro de 2017. As mesmas planejam usar da Matemática para explorar mais o mundo das minas e do metal.
A ação tem parceria com o centro Universitário Newton Paiva e com a UNA. Uma série de atividades com enfoque na tecnologia, que utilizam a matemática como princípio, compõem o evento.
Confira abaixo algumas das oficinas que serão oferecidas nessa semana:
Geometria dos Minerais
Data: Às sextas (10, 17 e 24/11), das 13 às 17h30, e na quinta, 09/11, das 16h às 19h
Faixa etária: Livre
Resumo:
Você já ouviu falar em hábito mineral? O hábito se refere à forma ou aparência externa de um mineral e é definido conforme a sua organização atômica. A cristalografia estuda justamente os diferentes arranjos atômicos dos elementos químicos que constituem os compostos sólidos. Algumas dessas formas são facilmente reconhecíveis, além de estarem presentes no nosso cotidiano, são geométricas. Você quer tentar reconhecer algumas dessas formas e entender mais sobre o mundo mineral? Com o auxilio de diferentes recursos lúdicos e materiais, os visitantes poderão reproduzir as formas geométricas que ocorrem em alguns minerais e explorar este universo, conhecendo seus hábitos e algumas das suas aplicações.
Game Lab – Centro Universitário UNA
Data: 07 e 15/11, das 14 às 16h
Faixa etária: A partir de 15 anos
Vagas limitadas. Sujeito à lotação do espaço
Resumo:
Meetup para aprender, compartilhar e se desafiar. Com a proposta de abordar o desenvolvimento de jogos, a oficina será ministrada por Flávio Augusto Rezende Calado, mestre em Engenharia Elétrica, graduado em Sistemas da Informação, com experiência de dez anos em análise e desenvolvimento de sistemas, atuando há três anos como Gerente de Projetos em projetos de pesquisa em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professor do Curso de Sistemas de Informação e Engenharia de Produção do Centro Universitário UNA.
Criação de Aplicativos para Android – Centro Universitário UNA
Data: 08/11 e 14/11, das 14 às 16h, e 09/11, das 19 às 21h
Faixa etária: A partir de 15 anos
Vagas limitadas. Sujeito à lotação do espaço
Resumo:
Experiência prática de criação de aplicativos para o sistema Android de forma fácil, lúdica e divertida, a ser ministrada por Humberto Azevedo Nigri do Carmo, bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente, é professor do Centro Universitário UNA e Servidor Público no TJMG, atuando como analista de sistemas. Tem experiência de 30 anos em desenvolvimento de sistemas e software Básico, e 12 anos no ensino superior em computação.
Outras informações e a programação completa podem ser consultadas no site do Museu das Minas e do Metal aqui.