Pular para o conteúdo

Óculos para pessoas com deficiências visuais e Radcross marcam o primeiro dia da Mobility & Show Minas

Primeira equipe oficial de Parataekwondo Minas se apresenta na Feira

A principal feira para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida acontece até domingo (25.11), no Minas Shopping. A abertura oficial aconteceu nesta sexta-feira (23.11) na presença de autoridades políticas e representantes do setor, como a Assessora Parlamentar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, Adriana Buzelin; Coordenador da Coordenadoria Especial de Apoio e Assitência à Pessoa com Deficiência (CAADE), Eustáquio José de Oliveira; secretário municipal de direitos humanos e cidadania, Marcelo Lino; coordenadora geral da Technocare, terapeuta ocupacional, pós-doutora em ciências da reabilitação; presidente do conselho de Contagem, Maurício Peçanha; e subsecretário de promoção e defesa de direitos humanos, José Francisco da Silva ao lado do organizador, Rodrigo Rosso.

O público marcou presença e puderam conferir de perto novidades em tecnologias assistivas, como os óculos que leem texto para pessoas com deficiência visual ou baixa visão e esportes radicais, como o radcross, um desafio de habilidades em pilotagem do kit livre, dentro de uma pista adaptada com obstáculos, onde os cadeirantes têm que mostrar controle da máquina e emocional, habilidade de direção e equilíbrio.

Outro destaque foi a apresentação da primeira equipe oficial de Parataekwondo de Minas, comandada pelo professor de Taekwondo, Diego de Oliveira. Um projeto inédito do Estado, uma modalidade paraolímpica recente que será inaugurada na paraolimpíada de 2020, em Tóquio. “A palavra superação já está fadonha para os meninos, eles são muito mais do que isso, esse esporte além de trazer novas perspectivas e metas para a vida deles, traz fomento da qualidade de vida, saúde e da prática esportiva”, conta o professor.

Para entretenimento, auditório com apresentações para discussão dos temas mais importantes para as pessoas com deficiência atraíram o público. Além dos carros 0 Km com isenção de impostos para compra e os test-drives em veículos adaptados com instrutores treinados.

Para Naila Torres Campos, vendedora e cadeirante, a feira está maravilhosa e faltava um evento desse na cidade, ela também pontua a falta de acessibilidade em Belo Horizonte. “Os governantes precisam olhar mais para nós, pois não olham com tanta vontade. Já melhorou muito, mas ainda tem muio o que fazer. Muitas pessoas com deficiência não saem de casa porque falta acessibilidade”, fala a vendedora.

A Mobility & Show segue a­té o próximo domingo (25.11) das 11h às 18h, com entrada gratuita. “Nossa expectativa é reunir 3 mil visitantes durante os três dias e promover inclusão, diversão e informação para as pessoas com deficiência”, conclui Rodrigo Rosso.

Serviço:
MOBILITY & SHOW 2018
Data: 23 a 25 de novembro – Horário: 11h às 20h
Local: Minas Shopping (Av. Cristiano Machado, 4000 – União, Belo Horizonte – MG)
ENTRADA E INFORMAÇÕES GRATUITAS
INFORMAÇÕES: 0800-772-6612

Nancy Dasa

Nancy Dasa

Apaixonada por Belo Horizonte, mãe de duas meninas maravilhosa e esposa! Bacharelada em Contabilidade. Produtora de conteúdos digitais e redatora web.

Você também pode gostar ↓↓↓