Home Diversos Newton Paiva é a primeira instituição de ensino do país a ter uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação credenciada pelo Tribunal de Justiça

Newton Paiva é a primeira instituição de ensino do país a ter uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação credenciada pelo Tribunal de Justiça

10 min read
0
0

A Escola de Direito do Centro Universitário Newton Paiva, que já tem um programa de assistência judiciária que permite vivência jurídica aos alunos, inova mais uma vez: agora, estudantes de Direito ou de cursos de extensão podem fazer estágio supervisionado em Mediação de Conflitos na Câmara Privada da faculdade e associar conhecimento teórico e prático para solucionar conflitos fora do judiciário, de forma rápida, segura e adequada.

Belo Horizonte, 27 de fevereiro de 2018 – O Centro Universitário Newton Paiva é a primeira Instituição de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais a ter uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação reconhecida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais em seu Núcleo de Prática Jurídica. Com essa habilitação, a Newton inova no ensino Jurídico, oferecendo a oportunidade inédita aos seus alunos da graduação ou do curso de extensão em mediação de cumprirem as horas de estágio supervisionado para formação de um mediador judicial e extrajudicial na Câmara Privada de Conciliação e Mediação da própria faculdade. Assim, os alunos da IES que quiserem fazer o estágio supervisionado em mediação de conflitos se formam, respectivamente, Bacharéis em Direito e Conciliadores de justiça, ou então, caso já tenham outro curso superior prévio há mais de dois anos, Bacharéis em Direito e Mediadores judiciais e extrajudiciais.

“Ter uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação é uma inovação em termos de ensino jurídico e um grande diferencial para nossos alunos, que chegam ao mercado de trabalho com uma qualificação diferenciada e completa, tanto teórica como prática”, diz Ludmila Stigert, coordenadora do Núcleo de Mediação e Conciliação do Centro Universitário Newton Paiva. “Temos a disciplina de mediação e conciliação na grade curricular (40hs) da graduação em Direito e, desde 2015, oferecemos também um curso teórico (40hs) e prático (60hs) de extensão em mediação de conflitos judicial e extrajudicial. Porém, antes de sermos credenciados pelo TJ enquanto uma câmara privada, nosso aluno precisava completar o curso teórico com estágio no Ceju Newton no Posto de Atendimento Pré-processual (PAPRE) vinculado ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais ou mesmo no CEJUSC Bh. Agora, vamos oferecer o processo de formação de mediador judicial e extrajudicial com estágio supervisionado tanto no PAPRE quanto na Câmara Privada de Conciliação e Mediação. Assim, o aluno terá a oportunidade de realizar mediações judicias e extrajudiciais em seu processo de formação, explica a professora.

Para a comunidade, por sua vez, o credenciamento da Newton enquanto Câmara Privada de Conciliação e Mediação significa mais uma oportunidade para assistência jurídica gratuita, uma vez que 20% dos atendimentos da Câmara devem ser destinados para estes fins. Ou seja, agora, além de contar com o CEJU – Centro de Exercício Jurídico, programa que oferece experiência pratica para os alunos de Direito e que em 15 anos de atividades resolveu gratuitamente mais de dez mil casos, os moradores de Belo Horizonte que tenham renda até três salários mínimos e queiram solucionar conflitos de forma adequada, podem contar também com o atendimento dos alunos que fazem estágio supervisionado na Câmara Privada da Newton. Tanto no CEJU como na Câmara Privada, os atendimentos são acompanhados e monitorados por professores supervisores que são mediadores judiciais.

Para ser atendido pela Câmara Newton é preciso ligar para 3516.27.08 e agendar seu atendimento, que se inicia com uma triagem onde a situação trazida pelo Solicitante será analisada e encaminhada para o setor mais adequado do Ceju.

Fonte para entrevistas: Ludmila Castro Veado Stigert, é mestre em Direito Público, coordenadora do Núcleo de Mediação e Conciliação do Centro de Exercício Jurídico do Centro Universitário Newton Paiva, mediadora judicial credenciada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e mediadora extrajudicial credenciada pelo Instituto de Certificação dos Mediadores Lusófonos (ICFML), Professora universitária e de Programas de Pós-graduação com ênfase em Resolução de Conflitos, Teoria do Estado e Direito Constitucional, atuando principalmente nos temas de Estado Constitucional, Direitos Fundamentais, Hermenêutica Constitucional e Conciliação e Mediação.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva – Com 45 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, o Centro Universitário Newton Paiva está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton, como é conhecida, oferece cursos de graduação, pós-graduação e à distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o FabLab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênio e acordos com instituições educacionais internacionais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais Diversos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *