Por que a perícia grafotécnica é fundamental no Brasil?

Procedimento realizado por profissionais especializados cumpre várias funções, inclusive em âmbito judicial

dino

São Paulo, SP, 26/06/2018 –

A cada 16 segundos ocorre uma tentativa de fraude no Brasil. Essa é a conclusão a que chegou uma pesquisa do Indicador Serasa Experian baseada em um levantamento realizado em todo o país. De acordo com os resultados do estudo, ao longo de todo o ano de 2017, houve quase dois milhões (1,964 milhão) de tentativas de fraudes, o maior número dos últimos três anos. Um resultado que expressa o quão longe os golpistas estão chegando para cometer suas fraudes e quão vulneráveis os brasileiros podem estar em diversas situações.

Na mesma medida em que cresce o número de tentativas de fraudes, cresce também a preocupação e, consequentemente, o investimento em medidas que possam anular ou, ao menos, minimizar a vulnerabilidade das possíveis vítimas. Atualmente, utiliza-se cada vez mais a tecnologia como ferramenta para aprimorar métodos de segurança e evitar a ocorrência das fraudes. Dentre esses métodos, a perícia grafotécnica se destaca como meio tradicional e eficaz de verificar a legitimidade e a confiabilidade de documentos sob suspeita.

O que é perícia grafotécnica?

A perícia grafotécnica é uma técnica aplicada por peritos capacitados e especializados em confirmar a autenticidade de uma determinada grafia. Essa confirmação só é possível porque, segundo os especialistas, a maneira como uma pessoa escreve é tão particular e individual como uma impressão digital.

“A perícia grafotécnica é um processo detalhado e rigoroso e, por isso, é realizada com extrema cautela. Nossos peritos especializados utilizam todas as técnicas desse procedimento para comprovar ou não a identidade gráfica do documento ou elemento envolvido”, explica Evandro Correia Silva, sócio da Nero Perícias (http://www.neropericias.com.br/), empresa com extensa atuação em perícia grafotécnica e avaliação de imóveis localizada em São Paulo.

Embora os leigos costumem afirmar que é perfeitamente possível reproduzir uma assinatura ou mesmo copiar a maneira como alguém escreve, os métodos empregados pelos peritos grafotécnicos provam que essa afirmação é de fonte duvidosa. Isso porque a identidade gráfica de um indivíduo é formada por impulsos e estímulos cerebrais que o induzem a escrever as letras e os símbolos como os concebe em sua mente. Logo, um fraudador pode até tentar imitar a aparência externa de uma assinatura ou documento manuscrito, mas essa imitação jamais será idêntica porque os impulsos cerebrais referidos são, por essência, particulares e individuais.

Usos e aplicações da perícia grafotécnica

O ambiente corporativo e o mercado imobiliário são setores em que um documento assinado pode valer muito dinheiro. Por esse motivo, comprovar a legitimidade ou a falsidade desses elementos é sempre fundamental para quem está direta ou indiretamente envolvido com algum desses segmentos.

No caso do ambiente corporativo, o exame grafotécnico é capaz de revelar uma possível tentativa de fraude por parte de um cliente ou sócio mal intencionado. Já no mercado imobiliário, essa modalidade de perícia é frequentemente utilizada para checar a veracidade de escrituras que deveriam indicar o proprietário de um determinado imóvel, já que, principalmente no caso de documentos que são ou pelo menos parecem muito antigos, é essencial que as assinaturas sejam analisadas por um profissional qualificado.

Embora grande parte dos clientes que busque o trabalho de um perito grafotécnico escolha tomar decisões em ambiente extrajudicial, é importante ressaltar que as possíveis fraudes constatadas durante uma perícia grafotécnica podem levar à abertura de inquéritos judiciais, tanto na esfera civil quanto na esfera criminal, ou até mesmo serem os fatores para influenciar a decisão de um juiz, no caso de um processo já em andamento.

Dada a importância do trabalho de um perito grafotécnico, é preciso considerar alguns fatores, como a idoneidade e a formação técnica durante o processo de escolha desses profissionais. É fundamental que os profissionais estejam certificados pelos órgãos responsáveis e que os resultados obtidos estejam de acordo com as normas que regulam a atividade.

Conheça a Nero Perícias

A Nero Perícias é uma empresa sediada em São Paulo, na capital, e no interior em São José do Rio Preto. Com atuação estendida para todo o território nacional, a Nero Perícias é especializada em perícia grafotécnica e avaliação de imóveis, com uma equipe de profissionais inscritos junto ao CNAI e CONPEJ. Para mais detalhes sobre os serviços oferecidos, visite o site http://www.neropericias.com.br/.

Website: http://www.neropericias.com.br

Os comentários neste artigo estão fechados