Montagem, inspirada em folhetos de cordel, homenageia a Cultura Popular Brasileira; Imagem: Leandro Vitti e Aldenir Carlota.

Um sertanejo solitário e sonhador parece disposto a enfrentar os desafios impostos numa região qualquer do nordeste brasileiro marcada pelas agruras da fome e da seca; disposto a enfrentar desafios para viver um amor! Com base na literatura de cordel, “Conselheiro do Sertão” pretende oferecer ao público internauta um espetáculo comovente, que possa estimular a reflexão sobre temas sociais comuns para muitos brasileiros.
Montagem inédita da Cia. ODU, este espetáculo é resultado de um trabalho de pesquisa cênica desenvolvida pela companhia teatral de Hortolândia/SP. Com texto autoral da Cia. ODU e direção de Gigi Nogueira, “Conselheiro do Sertão” integra às agruras sociais os sonhos de “Zé”, uma personagem intemporal. “Trata-se de uma tragicomédia, que foi retratada e inspirada na literatura de cordel e nos seus folhetos”, complementa a diretora.
Com linguagem simples e concepção lúdica, este espetáculo foi criado com a finalidade de conscientizar, estimular e despertar no público o interesse pela cultura popular brasileira – muito bem representada pelos nordestinos – e a literatura de cordel, a partir de uma obra cênica original.
A estreia nacional será na quinta-feira (24), às 20h, no canal da Cia. ODU no Youtube. “Conselheiro do Sertão” será reapresentado nos dias 25 e 26, às 20h; e no dia 27, às 19h. Em julho, as reapresentações do espetáculo serão nos dias 03, às 20h, e 04, às 19h. “O acesso à plataforma será gratuito em todas as sessões programadas para o lançamento deste espetáculo”, concluiu a diretora teatral.
Elenco
“Conselheiro do Sertão” terá Aldenir Carlota (Zé), Carmen Bordalho (Juliana Ponta de Agulha), Gigi Nogueira (Carcará) e Raquel Magalhães (Púrpura), além de Leandro Vitti (Conselheiro) e Philipe Albino (voz em off), especialmente convidados para integrar esta montagem teatral. Após a apresentação virtual, o elenco irá participar de uma “roda de conversa” sobre o processo de criação do espetáculo.
Equipe Técnica
Direção: Gigi Nogueira
Dramaturgia: Cia. ODU.
Adereços e Cenografia: Cia. ODU.
Figurinos: Gigi Nogueira.
Trilha Original: “A Lua do Só” (Nilton Blau), “Conselheiro do Sertão” (Marco Gonzalez e Pancho), “Coco de Cordas” (Nilton Blau) e “Tóquio Forró” (Kardec Gonzaga e Nilton Blau)
Criação de Luz: Gigi Nogueira.
Iluminação e Sonoplastia: Cassio Antônio
Criação e produção: Cia. ODU.
A produção e realização ocorre pela Lei “Aldir Blanc” – Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura –, com apoio da Secretaria de Cultura de Hortolândia e da Prefeitura de Hortolândia.
SERVIÇO
“Conselheiro do Sertão”
Estreia Nacional
Data: 24 de junho de 2021.
Horário: 20h.
Ambiente Virtual, bit.ly/ConselheirodoSertão.
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar