Pular para o conteúdo

Memorial Vale apresenta “As Aventuras de Matias”, neste sábado

    O espetáculo infantil “As Aventuras de Matias”, do Grupo Girino, é a atração do projeto Eu, Criança, no Museu!, no dia 12 de março, sábado, às 16h30, com entrada gratuita no auditório do Memorial Vale, mediante a retirada de ingresso com uma hora de antecedência, limita a um por pessoa. Para o acesso, os adultos devem apresentar comprovante de cartão de vacinação com 2ª dose aplicada.Não será cobrado o cartão de vacinação para as crianças abaixo de 11 anos.  Haverá intérprete de libras. 

    A montagem traz a divertida e musical história composta por personagens que constroem um mundo cheio de fantasias. Durante o banho, Matias transforma sua banheira em uma grande aventura. A peça é inspirada em histórias vividas pela dramaturga Conceição Rosière com seu netinho Matias. A partir de situações do cotidiano da criança e com músicas executadas ao vivo, o espetáculo encanta públicos de todas as idades. O enredo apresenta um olhar poético sobre situações do cotidiano da infância, onde uma simples rotina de tomar banho pode se transformar em uma grande aventura lúdica. Uma narrativa universal presente em culturas distintas onde a hora do banho é uma oportunidade de contar histórias divertidas e exercitar a imaginação.

    Fotos: Divulgação Imprensa

    O espetáculo utiliza várias técnicas de Teatro de Bonecos e Animação como marionetes de manipulação direta, varas, mecanismos, teatro de papel, boneco de luva e figuras bidimensionais. Os bonecos são expressivos e despertam um encantamento mágico e poético em crianças e adultos. O jogo teatral torna-se lúdico e imaginativo, percorrendo situações e encontros com seres das profundezas do mar. Matias inicia sua aventura no banho junto com o sapo, seu brinquedo favorito. Quando sua banheira se transforma em um barco, eles partem em uma jornada em busca de desvendar os mistérios do fundo do mar. Matias encontra com animais como um cavalo marinho repentista, um tubarão baiano que adora uma coreografia, um dragão que se recusa a escovar os dentes, uma sereia em busca de seu maior tesouro e até um peixe abissal das profundezas marítimas. 

    A trilha sonora original foi composta por Leo Mendonza, premiado diretor musical de Belo Horizonte também responsável pela direção musical do espetáculo. A peça apresenta uma rica diversidade musical e sonora, percorrendo ritmos nacionais e populares. As canções são executadas ao vivo pelos atores músicos a partir de instrumentos como cavaquinho, violão, viola, flauta, teclado, acordeon e instrumentos percussivos. A linguagem do espetáculo propõe uma dinâmica que se abre à participação do público, proporcionando interação em situações da história, músicas e coreografias. As Aventuras de Matias é um espetáculo delicado que por meio de metáforas apresenta conceitos como o respeito à diversidade, o medo do desconhecido, a amizade e a preservação ambiental.

    O Grupo Girino é uma das principais companhias de Teatro de Bonecos do país, desenvolve projetos de espetáculos, oficinas, publicações, materiais pedagógicos e festivais. Fundado em 2006, montou 13 espetáculos e circulou por centenas de festivais nacionais e internacionais. Um importante eixo norteador da Companhia é o desenvolvimento de projetos educativos e de formação artística. O Grupo ministra oficinas e cursos para públicos de todas as idades e oferece capacitação na montagem de novos espetáculos. Desde 2012, realiza o FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura, que já recebeu mais de 200 espetáculos nas técnicas de Teatro de Bonecos em pequenos formatos.

    Acesso ao Memorial Vale

    O Memorial Vale informa que a necessidade do cartão de vacinação é apenas para a programação das apresentações artísticas. Para acesso ao Museu, o documento não é solicitado. O Memorial Vale está localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Está aberto às terças, quartas, sextas e sábados: das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Às quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos: das 10h às 15h30, com permanência até 16h. A entrada de visitantes deverá ser realizada com máscaras que cobrem o nariz e a boca por completo. Não é permitida a entrada somente com o face shield. Toda a programação do Memorial Vale é gratuita e os ingressos para as atrações artísticas presenciais no auditório são limitados.

    Memorial Minas Gerais Vale

    O Memorial Minas Gerais Vale já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

    Circuito Liberdade 

    O Memorial Minas Gerais Vale é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

    Rate this post