Home Diversos Lançamento do livro “Nos Palcos da História: Teatro, Política e “Liberdade, liberdade”, de Natália Batista.

Lançamento do livro “Nos Palcos da História: Teatro, Política e “Liberdade, liberdade”, de Natália Batista.

6 min read
0
0

Livro aborda o espetáculo Liberdade, Liberdade, uma das peças mais relevantes do teatro brasileiro do século XX, buscando as suas nuances e dialogando com o presente. Lançamento ocorrerá na Livraria Quixote da Savassi, no dia 1º/12, a partir das 18 horas.

O que é a liberdade? Há séculos homens e mulheres, que vivenciaram distintos tempos históricos, tentam responder a esta pergunta. Para uns, uma utopia. Para outros, a possibilidade de uma nova humanidade. Em tempos em que a cultura volta a sofrer com a censura de peças teatrais, cancelamento de exposições e shows, e nas ruas voltam a ecoar os pedidos de retorno a ditadura militar, a palavra liberdade ganha novo fôlego nas mesas de discussão. Em conjunturas conturbadas por golpes ou governos ilegítimos sua reivindicação costuma se fazer presente. Em 1965, um ano após o golpe civil-militar, a peça “Liberdade, liberdade” entrava em cartaz fazendo um apanhado histórico-poético sobre a liberdade através dos tempos. Seus autores, Flávio Rangel e Millôr Fernandes, realizaram uma peça circunstancial e que pretendia alertar para a liberdade que se perdia no contexto ditatorial brasileiro.

Mais de cinquenta anos após a estreia da montagem, a historiadora Natália Batista apresenta no livro “Nos Palcos da História: Teatro, Política e Liberdade, liberdade” uma busca pela compreensão das nuances desta peça engajada, assim como fazê-la dialogar com o presente. Diálogo tão necessário que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pautou, em sua edição de 2017, uma importante questão versando sobre o espetáculo – um dos mais relevantes do teatro brasileiro do século XX.

A publicação é resultado da dissertação de mestrado defendida pela autora em 2013, no Departamento de História da UFMG. O livro é editado pela Letra & Voz e seu lançamento nacional ocorreu em novembro de 2017, no I Colóquio Teatro e História, na Universidade de São Paulo (USP). A busca pela compreensão da peça a partir da relação entre teatro e história, cultura e política, passado e presente, são marcas do conteúdo da obra. Fontes orais e documentais, pressupostos teóricos e contexto histórico são entrecruzados para a construção de uma narrativa histórica sobre um espetáculo diante do qual parece ter sido impossível ficar indiferente.

Sobre a autora – Natália Batista é mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG e doutoranda em História Social pela USP. Suas pesquisas versam sobre as relações entre a história e a cultura, com ênfase no contexto da ditadura militar. Foi pesquisadora do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro, do Grupo Galpão, e atualmente é pesquisadora no Núcleo de História Oral da UFMG. Trabalhou como historiadora na organização do acervo pessoal do dramaturgo João das Neves, bem como na exposição Ocupação João das Neves, realizada pelo Itaú Cultural de São Paulo. Entre 2014 e 2016, foi professora do Departamento de História da PUC-Minas. Foi uma das organizadoras do livro “A Ditadura Aconteceu Aqui”, publicado pela editora Letra e Voz. É uma das idealizadoras e realizadoras do Colóquio Teatro & História, realizado na USP.

SERVIÇO:
Lançamento do livro: “Os Palcos da História: Teatro, Política e “Liberdade, liberdade”, de Natália Batista
Data: 01/12/2017 – Horário: 18h as 21h
Local: Livraria Quixote Savassi
Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi/Belo Horizonte
Entrada franca
Evento no Facebook: https://goo.gl/54tNfr
Página do Livro: https://goo.gl/ZWnsct
Letra e Voz: https://goo.gl/5LCpyD

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais Diversos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *