Pular para o conteúdo

Grupo circense Roda Gigante se apresenta gratuitamente na Praça Duque de Caxias, neste domingo

    Batuca, Cucaracha, Inácio e Simplício são os palhaços protagonistas do espetáculo infanto-juvenil “Bagunça”, próxima atração do Diversão em Cena, projeto promovido pela Fundação ArcelorMittal. Com uma linguagem lúdica e jogos cênicos, a montagem do grupo carioca Roda Gigante remete à infância do passado, mais analógica e pueril. A apresentação gratuita será 29 de maio (domingo), às 11h, na praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza.

    Partindo da ideia de levar, literalmente, a bagunça para um espetáculo de teatro, Cristiana Brasil, Diogo Cardoso, Eber Inácio e Florência Santángelo, integrantes do Grupo Roda Gigante, desenvolveram seu novo espetáculo, “Bagunça”. Dirigido por Eber Inácio, a montagem explora o lado positivo da bagunça comumente feita pelas crianças. A inspiração para a montagem surgiu através das intervenções que o grupo realizou como palhaços nas enfermarias pediátricas ao longo de 13 anos. “Num ambiente hospitalar a disciplina é fundamental para o tratamento, e a relação palhaço e criança já é algo fora da rotina. A gente se diverte muito no hospital. A presença do palhaço traz uma desordem e trapalhadas”, pontua o diretor.

    Liberdade, criatividade e novas experimentações são pontos explorados no espetáculo, segundo Eber Inácio. “A força das brincadeiras e dos jogos digitais vieram pra ficar, não pensamos em brigar com eles. Eles têm até um lado lúdico, alguns trabalham a criatividade, mas nada se compara à experiência do corpo numa brincadeira. O canto, a dança, o pega-pega, as brincadeiras cantadas fazem parte de uma cultura da aprendizagem e do brincar. Incentivar isso é muito importante, e é um imenso prazer poder falar sobre a tal ‘bagunça’ utilizando um universo tão rico e surpreendente como o das crianças para podermos transgredir juntos no teatro”, finaliza Eber.

    “Bagunça” é o segundo dos 11 espetáculos circenses que integram a programação 2022 do Diversão em Cena ArcelorMittal. Além de Belo Horizonte, o projeto ganha os palcos de Sabará e Juiz de Fora. A programação circense tem curadoria da Agentz Produções Culturais que realiza também o Festival Mundial de Circo em Belo Horizonte e que agora, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, programou diversos trabalhos circenses para integrarem a programação do Diversão em Cena. “A escolha dos espetáculos levou em consideração a qualidade artística, mas também a diversidade de estilos e estéticas. Temos um recorte representativo da produção circense brasileira direcionada ao público infantil, com espetáculos que trazem desde apenas a presença de palhaços, até apresentações mais técnicas, que utilizam diversas modalidades circenses”, comenta Fernanda Vidigal, sócia da Agentz.

    O programa Diversão em Cena há mais de uma década tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Confira a programação completa em: www.famb.org.br/diversaoemcena

    Sobre a Fundação ArcelorMittal – Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.

    Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br.

    Ficha Técnica

    Criação: Grupo Roda Gigante

    Direção: Eber Inácio

    Elenco: Cristiana Brasil, Diogo Cardoso, Eber Inácio e Florência Santángelo

    Iluminação: Daniel Urion

    Cenário e Figurino: Florência Santangelo e Eber Inácio

    Trilha Sonora: Amora Pêra e Pedro Rocha

    Letras e Músicas: Eber Inácio

    Projeto Gráfico: Renata Duarte

    Fotos: DuHarte Fotografia

    Produção: Florência Santangelo

    Direção de Produção: Inácio e Belém Produções Artísticas

    Produção no programa Diversão em Cena Minas Gerais: Agentz Produções

    Duração: 45 min

    Classificação: livre

    A programação circense selecionada integra o projeto “Hoje é Dia de Circo” aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais CA número 2018.136040191

    DIVERSÃO EM CENA ARCELORMITTAL

    “BAGUNÇA”

    Data: 29 de maio (domingo)

    Horário:  11h

    Local: Praça Duque de Caxias – bairro Santa Tereza / BH

    Gratuito

    Classificação: livre

    Duração: 45 min

    Rate this post