Filmes de Juiz de Fora marcam presença na 25a Mostra de Cinema de Tiradentes

Produções cinematográficas de Juiz de Fora marcam presença na 25a Mostra de Cinema de Tiradentes. O evento que abre o calendário audiovisual brasileiro será realizado de 21 e 29 de janeiro de 2022, em formato híbrido, com programação gratuita recheada de atrações para todas as idades e públicos no belíssimo cenário da cidade histórica mineira e pelo site www.mostratiradentes.com.br.

Nesta edição da Mostra Tiradentes, o time de curadores selecionou três curtas-metragens de Juiz de Fora. Além destes, uma coprodução Leopoldina-Cataguases será exibida no evento.

Mostra Foco Minas

Para a Mostra Foco Minas, foram selecionados dois curtas. O filme experimental “Trabalho é campo de guerra”dirigido por Pedro Carcereri, é uma coprodução Juiz de Fora-Goianá. É um manual futurista de como o trabalho se comporta no corpo das pessoas, uma crítica ao sucateamento do trabalho em forma de ficção científica, em um híbrido entre o documentário e a videoarte. No processo de destruição do trabalho, ato do mundo vivo, os indivíduos foram separados em um sistema rígido de castas, de acordo com os tipos de ofício que desempenhavam nas cidades. Os sucessivos golpes dos quais a democracia brasileira não sobreviveu esmagaram as vontades humanas. O curta poderá ser visto no dia 22 de janeiro, às 16 horas, no Cine Tenda.

Já “Olho além do ouvido”, que tem direção de Bruna Schelb Corrêa e Luis Bocchino, é uma coprodução Cataguases-Juiz de Fora. No curta, dedicado a todos professores e pesquisadores do Brasil, Menina faz pesquisas secretas em uma terra onde todos escolheram ficar de olhos fechados. Diante de uma descoberta imprevista, sai sozinha em uma jornada onde encontra conhecimentos e uma outra viajante chamada Professora. O filme será exibido no dia 23às 16 horas, no Cine Tenda.

Mostra Regional

Dois documentários foram selecionados para a Mostra RegionalO curta juizforano Bulhadirigido por Daniel Couto, mostra as causas (e as consequências) do fechamento de uma passagem de nível em um bairro da periferia de Juiz de Fora. Já O que eu gosto de fazer é ter nascido no mundoda diretora Monique Rangelcoprodução Leopoldina-Cataguases, conta a história de Maria da Paixão, uma mulher negra que por mais de meio século foi rainha de um centro de umbanda. O documentário acompanha o resgate das memórias de um espaço mágico, na Zona da Mata Mineira, que já foi um dos mais movimentados da região, mas hoje serve como depósito de santos que se desfazem com a ação do tempo. Ambos os filmes poderão ser vistos no dia 22, a partir das 15 horas, no Cine Teatro do Centro Cultural Yves Alves. 

25MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

25a Mostra de Tiradentes exibirá em sua programação mais de uma centena de produções, entre longas curtas e médias-metragens. A seleção de curtas conta com 100 filmes de 18 estados brasileiros, distribuídos nas mostras Foco (13), Panorama (26), Jovem (5), Formação (8), Mostrinha (5), Praça (13), Regional (6), Foco Minas (11), Homenagem (3), Valores (1) e Temática (9).

Os estados de Minas Gerais, São Paulo Rio de Janeiro aparecem com a maior quantidade de curtas-metragens na seleção, respectivamente 30, 19 13. Há também filmes de Acre (2), Amazonas (2), Bahia (6), Ceará (7), Distrito Federal (4), Espírito Santo (1), Mato Grosso (1), Pará (2), Paraná (2), Paraíba (1), Pernambuco (5), Piauí (1), Rio Grande do Norte (4), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2) e Sergipe (1).

A programação gratuita e diversificada da 25Mostra Tiradentes conta pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Maiores informações no site oficial do evento www.mostratiradentes.com.br.

 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar