Carregando, aguarde ...
Pular para o conteúdo

DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DAS HERDEIRAS DAS RAINHAS DE ANGOLA ENCERRA ESPECIAL “TRIBUTO À LIBERDADE”, NA REDE MINAS, NESTE SÁBADO (21)

Atração com o filme “A Rainha Nzinga chegou” faz parte do especial que marca os 133 anos da abolição da escravatura

(Imagens para divulgação: http://bit.ly/faixadecinematv)

O especial “Tributo à liberdade”, que promoveu neste mês de maio a reflexão sobre os direitos humanos e as tradições culturais, chega ao final na Rede Minas, nesta sexta (21). A Faixa de Cinema encerra a programação especial com o documentário “A Rainha Nzinga chegou”, das diretoras Júnia Torres e Isabel Casimira. O filme faz uma travessia de volta à Angola para destrinchar as três gerações de rainhas.

Isabel Casimira é a personagem central da história e também dirige o filme, ao lado de Júnia Torres. A mineira é rainha da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, em Belo Horizonte. Assim são chamadas, no Brasil, essas guardas de congado, que são manifestações religiosas e culturais de raízes africanas. Para a comunidade da qual pertence o grupo, denominadas “reinado”. O filme traz as tradições que resistem e mostra as heranças no Brasil e na Angola, esse último que tinha parte de seu território pertencente ao reino Congo.

A obra tem à frente a antropóloga e produtora cultural Júnia Torres, que também assina a direção ao lado de Isabel. O documentário foi produzido durante 16 anos e finalizado em 2019. Gravado no Brasil e em Angola, ganhou a categoria de melhor longa metragem na “III Mostra de Cinema Negro Adélia Sampaio” e conquistou o “Prêmio Especial do Júri no XV Panorama Internacional Coisa de Cinema”.

O filme “A Rainha Nzinga chegou” vai ao ar nesta sexta (21), às 23h, pela Rede Minas. O público também pode conferir a atração, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

***IMAGENS PARA DIVULGAÇÃO NO LINK ABAIXO:

http://bit.ly/faixadecinematv

SERVIÇO:
Faixa de Cinema – sexta (21/05), às 23h, pela Rede Minas
“A Rainha Nzinga chegou” (Brasil/Angola, 2019) – de Júnia Torres e Isabel Casimira
Sinopse:
Três gerações de rainhas e uma travessia de volta, em visita aos domínios da mítica Nzinga, às terras dos reis do Congo, aos cantos de Angola, pelos descendentes da Rainha da Guarda de Moçambique Treze de Maio, Isabel Casimira, personagem central dessa história.

COMO SINTONIZAR:
A Rede Minas está no ar no canal 17 UHF ou 9.1 (HD) e 9.2 (SD); Net 20 e Net HD 520; Oi 09; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; além do site da emissora redeminas.tv e o aplicativo (redeminas.tv/aplicativoRedeMinas).

Envie para quem precisa ou um amigo
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓​

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Nancy Dasa

Nancy Dasa

Apaixonada por Belo Horizonte, mãe de duas meninas maravilhosa e esposa! Bacharelada em Contabilidade. Produtora de conteúdos digitais e redatora web.

Você também pode gostar ↓↓↓