Pular para o conteúdo

Dia do trabalho e futebol são temas na programação do Circuito Cine Santê

    O Circuito Municipal de Cultura apresenta o Circuito Cine Santê,  que, neste mês de maio, realiza sessões inspiradas no Dia do Trabalhador e em celebração ao futebol mineiro. A programação é realizada em parceria com o Cine Santa Tereza. Na terça-feira, 3 de maio, a programação irá discutir o trabalho na contemporaneidade com a exibição dos filmes “A máquina infernal” (2021), de Francis Vogner dos Reis (SP), e “Pão e gente” (2020), de Renan Rovida (SP).  Após a exibição dos filmes, com a mediação do jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda (BH), haverá uma conversa com os diretores. Já na quinta-feira, 12 de maio,  é a vez da exibição do documentário “Lutar, lutar, lutar”, longa-metragem dos diretores Helvécio Marins Jr. (BH) e Sérgio Borges (BH), que narra a história da torcida do Clube Atlético Mineiro. A sessão será comentada pelo diretor Sérgio Borges e pelo rapper Djonga (BH),que participa do filme, com mediação do poeta Gilcevi (BH).

    A programação é presencial e gratuita. Os ingressos poderão ser retirados na semana da sessão pelo site: https://www.diskingressos.com.br/, ou na bilheteria do cinema (30 minutos antes da sessão – sujeito à lotação do espaço). Para mais informações acesse www.circuitomunicipaldecultura.com.br.

    O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (Circ). De acordo com a diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real: “Neste momento importante de retomada das atividades presenciais na cidade de Belo Horizonte, o Circuito Cine Santê oferta uma programação audiovisual diversa, destacando temas do cotidiano da população, como o trabalho e o futebol. O Cine Santa Tereza está de portas abertas para a produção audiovisual brasileira, atento ao cenário mineiro, aproximando o público dos realizadores, através das sessões comentadas”.

    Dia do trabalhador

    Na semana do Dia do Trabalhador, o Circuito Cine Santê aborda o  trabalho na contemporaneidade com dois filmes “A máquina infernal” (2021), de Francis Vogner dos Reis (SP), e “Pão e gente” (2020), de Renan Rovida (SP).

    Enquanto o curta “A máquina infernal” é descrito como uma fábula sobre o apocalipse da classe operária, a obra “Pão e gente” se apresenta como uma narração de uma história inspirada na peça teatral A Padaria, de Brecht. À medida que é narrada, a história ganha cenas que representam o desemprego e a fome que assolam os trabalhadores. O filme traz ainda temáticas atuais como empreendedorismo.

    A sessão, que acontece no dia 3 de maio, às 19h, tem classificação indicativa de 14 anos. Após a exibição dos filmes haverá uma conversa com os diretores mediada pelo jornalista e crítico de cinema  Marcelo Miranda (BH).

    Paixão pelo Futebol

    Dando continuidade à programação de maio, no dia 12, o Circuito Cine Santê traz para as telas do Cine Santa Tereza uma paixão nacional, o futebol. O documentário “Lutar, lutar, lutar”, de Helvécio Marins Jr. (BH) e Sérgio Borges (BH), conta a história centenária do Clube Atlético Mineiro, desde sua fundação, em 1908, até o título da Copa do Brasil de 2014, passando pela conquista da Libertadores de 2013. O Clube, que resiste aos infortúnios dentro e fora de campo, tem sua trajetória contada como um time que nasce da utopia de unir o branco e o preto, o pobre e o rico. Este é um documentário que transcende o futebol e revela o DNA de uma das torcidas mais fiéis e singulares do futebol mundial.

    A classificação indicativa da sessão, que começará às 19h, é de 12 anos. Após a  exibição do documentário terá um bate-papo com o diretor Sérgio Borges e com o convidado especial, Djonga (BH), rapper e atleticano que tem sua paixão pelo time contada no filme. A mediação fica por conta do poeta, cantor e produtor cultural Gilcevi (BH).

    SOBRE O CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA

    Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura é um projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte, e mantém, nesta nova etapa, iniciada em julho de 2021, o compromisso de oferecer programação cultural de qualidade, com atrações gratuitas e para todas as faixas etárias. O Circuito já realizou 556 apresentações, alcançando um público de mais de 677 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 2.900 trabalhadores, entre artistas, mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de covid-19.

    CIRCUITO NAS REDES

    YouTube da Fundação Municipal de Cultura: youtube.com/canalfmc

    Instagram do Circuito Municipal de Cultura: instagram.com/circuitomunicipaldecultura

    Facebook do Circuito Municipal de Cultura: facebook.com/circuitomunicipaldeculturabh

    Site do Circuito Municipal de Cultura: www.circuitomunicipaldecultura.com.br

    SERVIÇO

    Sessão comentada dos filmes “A máquina infernal” e “Pão e gente”

    Data: 3 de maio

    Horário: 19h

    Entrada: evento presencial gratuito

    Classificação: 14 anos

    Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 , Santa Tereza)

    Ingressos: Os ingressos poderão ser retirados na semana da sessão pelo site: https://www.diskingressos.com.br/, ou na bilheteria do cinema, a partir de 30 minutos antes da sessão (sujeito à lotação do espaço).

    Protocolos de prevenção à covid-19: para acesso ao evento é obrigatório uso de máscara e o respeito aos protocolos de segurança sinalizados nos cartazes afixados pelo espaço.

    Sessão comentada do documentário “Filme Lutar, lutar, lutar”

    Data: 12 de maio

    Horário: 19h

    Entrada: evento presencial gratuito

    Classificação: 12 anos

    Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 , Santa Tereza)

    Ingressos: Os ingressos poderão ser retirados na semana da sessão pelo site: https://www.diskingressos.com.br/, ou na bilheteria do cinema, a partir de 30 minutos antes da sessão (sujeito à lotação do espaço).

    Para mais informações, acesse: www.circuitomunicipaldecultura.com.br

    Rate this post