As estatísticas apontam que a cada ano no Brasil surgem 60 mil novos casos de câncer de mama. Para piorar o cenário, com a pandemia, o número de mamografias realizadas caiu 50%. Os dados revelam a necessidade de ampliar a prevenção e os cuidados com a saúde.

Uma das diversas ações, realizadas pela Igreja Adventista, acontece no próximo domingo (23). A 3ª edição do Desafio Superação, prova virtual nas modalidades de caminhada, corrida, ciclismo e duatlhon contará com mais de 3 mil participantes, em vários pontos do Brasil. O evento promove a saúde e qualidade de vida, destacando a prevenção e luta contra o câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa. 

Em Belo Horizonte, está prevista a participação de mais de 200 mulheres e homens. Um grupo se encontrará às 8h no marco zero da Lagoa da Pampulha para participar da largada oficial. O local também será beneficiado com uma tenda da ONG Fio de Luz. Especializada na confecção de perucas para pacientes em tratamento contra o câncer, a instituição disponibilizará corte gratuito de cabelo e doação de perucas. 

O desafio, promovido pelo projeto Missão Mulher da Igreja Adventista, já envolveu mais de 15 mil participantes, desde 2020. Através da parte social, cerca de 18 instituições receberam doações. Foram mais de 4 toneladas de alimentos e itens diversos de necessidades específicas, alcançando mais de 1.500 mulheres com câncer.

 

Em 2022, assim como nos outros anos, o inscrito escolhe o percurso de sua preferência e o local de prova é livre. A arrecadação dos donativos para as instituições acontece localmente, mas também é feita através do contato no site oficial desafiosuperacao.com .

“É SuperAção porque deixamos de procrastinar e cumprimos nossa rotina de exames médicos, bem como usamos a atividade física de forma preventiva. E é a superação do medo do câncer e, mesmo que ele exista, sabemos que podemos superar, com tratamentos, apoio de quem ama a gente e, acima de tudo, o poder de Deus”, destacou a organizadora do evento, líder de mulheres da Igreja Adventista para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, Ester Leal.

Sobre o projeto

O Desafio Superação envolve homens e mulheres na busca por qualidade de vida e saúde, ao mesmo tempo que ajuda mulheres com câncer de forma acolhedora, estimulando a autoestima e o cuidado com a parte física, mental e espiritual.

O projeto faz diferença na vida daqueles que participam e é possível encontrar histórias inspiradoras como a da Edilaine Silva de Brito, de Belo Horizonte. Desde que descobriu o câncer em 2013, ela mudou a alimentação e a rotina de vida! Este ano, ela vai participar pela primeira vez do Desafio Superação para apoiar e incentivar as mulheres sobre a importância de se cuidarem. Edilaine está há 7 meses se exercitando em casa como preparação para o desafio e deixa seu recado. “Meninas, mulheres e amigas, não tenham vergonha! Se conheçam, se cuidem e, ao menor sinal de algo diferente, procure ajuda médica. O diagnóstico precoce salva”, indicou.

Serviço

Desafio em apoio ao Outubro Rosa movimentará mais de 3 mil pessoas neste domingo (23)

Data: 23/10 – 8h às 10h

Local: Marco zero da Lagoa da Pampulha