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Botecar aumenta em até 40% o movimento dos bares participantes

Mais do que gastronomia criativa, o festival provoca um movimento de pessoas de regiões diferentes das que estão acostumadas

Realizado há cinco anos consecutivos, o Botecar vai além da gastronomia criativa de bares. O festival que, nesta 5ª edição, tem 38 bares participantes, movimenta a economia desses estabelecimentos. A estatística feita pelos próprios proprietários é que há um aumento em 40% de clientes. Isso porque o evento desperta a curiosidade das pessoas que resolvem circular em regiões diferentes das que estão acostumadas a frequentar. Tudo isso atrás de um tira-gosto saboroso, criativo e, claro, regado à cerveja gelada.

“Há um grande giro de pessoas durante o festival. A grande maioria dos bares relata aumento em até 40% do movimento normal. Alguns chegam até mais”, comenta o coordenador do Botecar, Antônio Lúcio Martins. É o caso do Bazin Bar, localizado no Bairro Dona Clara. A proprietária, Betânia França, relata um aumento em 60% na frequência dos clientes. O bar participa do Botecar desde a primeira edição. “Economicamente é um evento muito bom. Além disso, muita gente que, não conhecia o bar antes, passa a ser cliente”, comenta. Para essa edição o Bazin traz o prato “Realeza” (Cambito de porquinho, canjica de milho branca cremosa sobre regu de linguiça caseira com Maria-Gondó e farofa cítrica com triturado de torresmo).

Mesma estimativa tem o proprietário do Boteco da Carne, localizado em Lourdes, Leonardo Matos. Ele ressalta a importância do festival para aumentar a frequência nos bares, atraindo novos clientes. “Tenho uma frase que sempre gosto de dizer: Cozinhar por prazer é ótimo, para vender é melhor ainda”. Para essa edição o prato que criou, “Salto Real”, leva costelinha apertada, chutney de banana da terra, farofa de alho e Ora-Pro-Nóbis.

Até mesmo participantes novatos já sentem essa movimentação. O dono do Bar dos Meninos, no Salgado Filho, Ricardo dos Santos, comenta que já notou um aumento da clientela antes mesmo do período oficial do Botecar começar. O bar foi um dos cinco selecionados no Botecar de Verão, realizado em dezembro de 2017. “Tenho recebido pessoas de outras regiões aqui no meu bar. O que não acontecia antes”, comemora. Para o festival, ele criou o prato “Estrada de Minas” (torresmo de barriga assado na brasa com carne de sol acompanhado de mandioca cozida, queijo do serro e molho de alho com limão siciliano).

Botecar
Em sua 5ª edição, o Botecar conta com 38 bares de Belo Horizonte participantes. O festival, que traz o tema Estrada Real, promete movimentar a capital entre os dias 11 a 30 de abril. O estabelecimento que obtiver a maior nota total será eleito campeão desta 5ª edição. Os preços dos pratos, que podem servir de duas até quatro pessoas, variam entre R$ 26,90 a R$ 36,90.

O Botecar foi criado em 2014 com o objetivo de retomar as raízes da cultura tradicional de botecos, gerando um movimento de valorização, desenvolvimento e aprimoramento do segmento em Belo Horizonte. É legitimado pelo fato de ter entre os participantes alguns dos bares mais tradicionais e apreciados da capital.

Na 1ª edição, em 2014, o clima foi de copa do mundo, os pratos tiveram como pano de fundo, a bola e seus astros. Já em 2015 foi valorizada a diversidade cultural mineira, onde cada bar homenageou uma cidade de Minas Gerais com a qual tivesse ligações afetivas ou culturais. Em 2016 o tema foi Mineiridade, passando pela famosa cozinha seca dos tropeiros à suculenta cozinha das fazendas. Em 2017, com Quintais de Minas a ideia foi buscar inspiração na horta, pomar, chiqueiro e galinheiro. E agora em 2018, o tema Estrada Real com toda sua peculiaridade gastronômica oriunda da cozinha dos tropeiros.

Novos bares participantes
Classificados na 2ª edição do Botecar de Verão, cinco bares participam pela primeira vez do festival em 2018: Bar dos Meninos; Bar Du João, Boi Lourdes, Cantim e o Incrível bar e Restaurante.

Parceiros
A Uber é o aplicativo oficial do Botecar. O evento conta ainda com o patrocínio da Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte, Banco Inter além do apoio da Vilma Alimentos, Cachaça Decisão e Gontijo.

Um pouco da Estrada Real:
A Estrada Real é a maior rota turística do Brasil. São mais de 1.600 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

Atualmente a rota é um projeto turístico de grande magnitude que resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região. Não faltam delícias culinárias nas 199 cidades da Estrada Real. As comidas típicas de cada região conquistam os viajantes pela barriga, e cada lugar tem a sua especialidade. Aproveite o Botecar 2018 para experimentar cada uma dessas delícias “Reais” em pratos para lá de saborosos.

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Nancy Dasa

Nancy Dasa

Apaixonada por Belo Horizonte, mãe de duas meninas maravilhosa e esposa! Bacharelada em Contabilidade. Produtora de conteúdos digitais e redatora web.

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