6,1 milhões de brasileiros devem realizar o ENEM

Exame tem sua primeira etapa no próximo domingo, 05.

Mais de seis milhões de Brasileiros vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos próximos finais de semana. Diferentemente dos anos anteriores, em 2017, as provas vão acontecer em dois domingos, 05 e 12 de novembro. O exame é a porta de entrada para a maioria dos alunos de Universidades Federais e também é utilizado para os programas Fies e Pro-Uni. Os portões serão abertos às 12h e fechados, sem atrasos às 13h, seguindo o horário oficial de Brasília. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) as modificações foram feitas no exame atendendo ao resultado de uma consulta pública realizada pelo Ministério da Educação (MEC) no mês de janeiro.

Confira abaixo algumas das principais mudanças:

– Antes a redação era no segundo dia de provas. Agora é no primeiro.

– As provas eram aplicadas em apenas um final de semana. Agora será em dois domingos.

– A prova não será mais utilizada para conseguir a certificação do ensino médio.

– A nota do Enem era utilizada para medir a qualidade do ensino por escola, por meio dos alunos. 

No dia 05 serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração - foto: divulgação/internet
No dia 05 serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração – foto: divulgação/internet

Dicas

Todos os anos é comum assistirmos no jornal a decepção dos “atrasados no Enem”.  Portanto, fique atento para não fazer parte da estatística ruim do exame. É recomendado estar nos locais de prova pelo menos uma hora antes do início das provas. Pode levar lanche, garrafa d’ água em embalagem transparente, canetas esferográficas de tubo transparente e de cor preta.

Não se esqueça dos documentos de identificação com foto, pode ser identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. Não serão aceitas cópias. Não se esqueça também do cartão de confirmação impresso e em mãos. O documento pode ser consultado por aqui.

Belo Horizonte

Na capital mineira a BHTrans informou que o quadro de horários foi reforçado para a data, especialmente para as linhas que vão atender os locais de provas. Os horários são disponibilizados no site da empresa, ou pela Central de Relacionamento telefônico da prefeitura (156). A BHTrans também dispõe do aplicativo SIU MOBILE, onde você poderá saber o tempo estimado para o seu ônibus passar no ponto. 

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar