Home Diversos Dia de Cooperar (Dia C) na Praça da Assembleia com varias atividades gratuitas

Dia de Cooperar (Dia C) na Praça da Assembleia com varias atividades gratuitas

6 min read
0
0

Visitantes poderão conferir shows da cantora Aline Calixto e do grupo de percussão Batuque Salubre, teatro, palestras educativas, atrações culturais e degustação de produtos diversos de cooperativas

Criado há 8 anos em Minas Gerais pelo Sistema Ocemg, o Dia de Cooperar (Dia C) reúne pessoas em prol de ações sociais diversificadas promovidas por cooperativas. Este ano, a data será comemorada no dia 1º de julho com atividades no interior e na capital. Em Belo Horizonte, o evento acontece na Praça da Assembleia, entre 9h e 13h, com entrada gratuita. Os visitantes poderão conferir os shows da cantora Aline Calixto e do grupo de percussão Batuque Salubre, teatro, palestras educativas, atrações culturais e degustação de produtos diversos.

O Dia C estimula a integração das atividades voluntárias do setor num grande movimento de solidariedade. Ao todo, serão seis espaços: Trilha do Cooperativismo, um labirinto que dispõe de informações sobre a história do cooperativismo; Degustação, onde o público poderá provar produtos das cooperativas Aurora, Coopatos, Cocatrel, Cooxupé, Coopersete, Cemil e CCPR Itambé; Exposição, na qual os visitantes poderão conhecer e adquirir produtos das cooperativas Dedo de Gente, Uniquartz e Cooperárvore.

Enquanto isso, no espaço Saúde, os participantes poderão desfrutar de massagens relaxantes e realizar exames rápidos como aferição de pressão e glicose. Já no Espaço Kids, os pequenos se divertirão com brincadeiras, personagens lúdicos e recreação. No espaço Crédito, o público conhecerá os serviços das cooperativas Sicoob Cofal, Sicoob Divicred, Sicoob Crediminas, Sicoob Credicom e Sicoob Central Cecremge.

A expectativa é de que cerca de 2.000 pessoas visitem a estrutura montada na Praça. No ano passado, o Dia C engajou em todo o Estado mais de 34 mil voluntários em ações em prol do bem-estar da população. Ao todo, 248 cooperativas participaram da campanha, envolvendo 256 municípios do Estado e beneficiando 366.977 pessoas.

Sobre o Dia C

Realizado desde 2009, o Dia C entra em sua nona edição em busca de aumentar o número de cooperativas participantes e beneficiar ainda mais pessoas. Com o tema “Atitudes simples movem o mundo”, a campanha de voluntariado cooperativista visa a promoção de ações voluntárias, fomentando a solidariedade e a intercooperação entre as pessoas.

É um dia reservado para fazer o bem ao próximo por meio de ações sociais diversificadas e simultâneas em todo o país. As atividades variam de campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos, livros, roupas e materiais de limpeza, até prestação de serviços à comunidade, reforma e assistência a entidades filantrópicas.

Em 2016, 1.477 cooperativas participaram da ação no Brasil, sendo 248 de Minas Gerais. Em todo o país, 1,2 milhão de pessoas foram beneficiadas, e mais de 118 mil voluntários estiveram envolvidos com o Dia de Cooperar.

“No meu entendimento o Dia C é um grande projeto cooperativista. O cooperativismo é feito de pessoas para pessoas e, quando os cooperativistas priorizam um projeto como o Dia C, elas estão devolvendo para a população o que a sociedade promoveu para que elas tivessem resultados positivos”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Projeto: Dia C 2017 Belo Horizonte
Local: Praça da Assembleia – bairro Santo Agostinho
Endereço: Praça Carlos Chagas, S/N – Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG
Data: 1º de julho
Horário: 9h às 13h
Entrada gratuita
Informações: www.minasgerais.coop.br/diac

Dia de Cooperar (Dia C) na Praça da Assembleia com varias atividades gratuitas
5 (100%) 1 voto
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais Diversos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *